Presidente José Vitti participa de solenidade de sanção da Lei de Convalidação dos Incentivos Fiscais

11 de Dezembro de 2018 às 13:25
Crédito: Sérgio Rocha
Deputados participam da sanção da Lei de redução de incentivos fiscais
O governador José Eliton (PSDB), ao lado do governador eleito, Ronaldo Caiado (DEM), sancionou na manhã desta terça-feira, 11, a Lei de Convalidação dos Incentivos fiscais. O presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Vitti (PSDB), e o líder do Governo, deputado Francisco Oliveira (PSDB), participaram do evento, juntamente com secretários de Estado e representantes do setor empresarial. Ao discursar, José Vitti lembrou a somatória de esforços entre setor produtivo, Governo e Poder Legislativo, para se chegar a um consenso em torno deste projeto, como forma de promover o ajuste das finanças estaduais. Ronaldo Caiado, ressaltou o esforço desta decisão para a saúde financeira do Estado.

O governador do Estado, José Eliton (PSDB), juntamente com o governador eleito, senador Ronaldo Caiado (DEM), se reuniram na manhã desta terça-feira, 11, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, para sancionar a Lei de Convalidação dos Incentivos Fiscais. O encontro contou também com a presença do presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), deputado José Vitti (PSDB), do líder do Governo na Casa, Francisco Oliveira (PSDB), bem como secretários de Estado e representantes do setor empresarial.

O primeiro a discursar foi o presidente da Associação Pró-Desenvolvimento Industrial do Estado de Goiás (Adial), Otávio Lage. Durante seu pronunciamento, ele aproveitou para agradecer a “sensibilidade do governador com o setor produtivo, durante o período de discussões do projeto”. Logo, anunciou que, na tentativa de ajudar a equilibrar as contas públicas, os empresários optaram por abrir mão de cerca de R$ 1 bilhão em incentivos fiscais por um ano. “Goiás tem sido exemplo de crescimento econômico e muito disso tem ocorrido graças a iniciativa privada. Então temos a preocupação com a atração de novos investimentos, principalmente para o interior do Estado”, acrescentou em alusão à decisão.

Posteriormente, foi a vez do presidente José Vitti tomar a palavra. Ele agradeceu a presença de todos e lembrou ao governador sobre a promulgação da PEC do Orçamento Impositivo feita pela Alego, ontem, 10. “Já encaminhamos ao senhor e na manhã de hoje a Casa Civil veiculou a medida no Diário Oficial do Estado. Esta conquista do Poder Legislativo representa um marco no que tange as emendas para os próximos deputados e também para os que finalizam essa gestão”, lembrou o presidente do Legislativo goiano.

O presidente do Legislativo lembrou ainda que houve uma somatória de esforços até a conclusão dessa discussão que, ao seu ver, “ajuda o estado de Goiás e, ao mesmo tempo, marca um participação efetiva do setor produtivo”. Em sua justificativa, Vitti argumentou que é de habitual que os empresários goianos demonstrem tamanha preocupação com o futuro do Estado. “Em nome da Alego, agradeço a confiança de todos os parlamentares que participaram dos momentos significativos neste final de gestão. Em especial, à atuação do líder do Governo, deputado Francisco Oliveira, que tanto contribuiu com a condução desses trabalhos”.

Depois foi a vez do governador eleito, Ronaldo Caiado, ressaltar a importância desta decisão para a saúde financeira de Goiás. “Nós avançamos em temas que já serão implantados a partir do ano de 2019 e já passam a valer dentro de uma nova realidade.” O democrata disse que isso lhe dará chance de poder, a partir de 1° de janeiro, “tomar decisões embasadas em modificações substantivas da legislação de Goiás”. Por fim, Caiado ressaltou que conhece bem a realidade do Poder Legislativo e sabe, como ninguém, que não é possível governar "sem respeito aos Poderes e sem realçar a importância de cada um.”

O democrata também reforçou a importância do diálogo junto à classe empresarial em busca da garantia de um “debate de alto nível”, bem como a necessidade de expor a realidade econômica do Estado. “A coluna vertebral do projeto foi mantida. Tenho certeza que nós saberemos compartilhar esse momento, dividir responsabilidades e ampliar ainda mais nossas ações para que o cidadão goiano possa sentir no seu dia a dia as devidas melhorias”. Para finalizar, Caiado reforçou que o acordo será cumprido e que irá lutar, juntamente aos demais colegas, para “engrandecer o Estado no cenário nacional.”

Por fim, foi a vez do chefe do Executivo Estadual, José Eliton. Ele saudou a presença de todos e, ao cumprimentar o presidente da Alego, estendeu sua saudação aos demais parlamentares da Casa. “Faço extensão a todos os deputados estaduais que sempre tiveram um papel importante na estruturação de grandes ações em prol do povo goiano. Leve o meu abraço à cada um deles”, reforçou o tucano.

“Hoje é um momento importante, pois demonstra a maturidade política do Estado. Estamos dentro de um processo de transição de Governo, nem por isso deixamos de compartilhar preocupações em relação ao futuro do Estado. Acredito que este é um exemplo que Goiás deixa para o Brasil. ”Para ele, mesmo com visões distintas de governança, ele e o governador eleito compartilharam a todo momento um interesse comum: encontrar a melhor solução para garantir o bem-estar do povo goiano. “Estamos diante de um novo capítulo da história política do Estado. Garantimos à Goiás a condição de competitividade, de modo que o Estado continue sendo um referencial econômico em todo País”, pontuou.