Ícone alego digital Ícone alego digital

Isaura Lemos reitera pesar pela saída de médicos cubanos do Brasil

11 de Dezembro de 2018 às 15:24

Dando sequência aos discursos do Pequeno Expediente, a deputada Isaura Lemos (PCdoB) subiu à tribuna para manifestar, mais uma vez, o seu pesar em relação a saída de médicos cubanos do Brasil. Eles integravam o Programa Mais Médicos do Governo Federal e estavam em atuação no país desde 2013.

Isaura relembra informações divulgadas na imprensa nacional que dão conta do retorno de mais de oito mil médicos ao seu país de origem, desde que o governo de Cuba anunciou a decisão de retirar os seus profissionais do programa, há cerca de um mês. “Penso que esses médicos farão muita falta especialmente para os povoados nos rincões do país, mas também os grandes centros estão ficando com suas periferias desassistidas, como já ocorre em Goiânia, que hoje sofrem com a falta de médicos nas unidades básicas de saúde”.

A parlamentar ainda lembrou que, dos mais de cinco mil municípios brasileiros, cerca de 3,5 mil vinham sendo assistidos pelo programa. Também 90% da população indígena dependia diretamente dos Mais Médicos. “Esse programa foi uma resposta às manifestações de 2013, que traziam entre suas pautas reivindicações referentes a melhorias na saúde. Esses profissionais foram verdadeiras referências na saúde pública brasileira e que trouxeram, inclusive, contribuições para a classe médica nacional, ao mostrar para muitos deles que, atender às famílias que precisam, é mais importante que dinheiro”, finalizou.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.