Escola do Legislativo

Crédito: Marcos Kennedy
Escola do Legislativo
Fachada da Escola do Legislativo
Escola do Legislativo abriu espaço, em 2018, para novos cursos de aperfeiçoamento e reciclagem dos servidores. Parcerias firmadas com instituições de ensino também resultaram em oportunidades de melhorar o serviço prestado pela Assembleia Legislativa.

Em 2018 a Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) completou 6 anos de funcionamento. E como fruto do trabalho realizado ao longo do ano, a Escola apresentou, no final de dezembro, um balanço das principais ações desenvolvidas.

Voltada à educação e ao aperfeiçoamento profissional e político dos servidores e deputados do Parlamento goiano, a instituição tem como objetivo principal o fortalecimento do Poder Legislativo e a integração entre as casas legislativas, seja no âmbito federal, distrital, estadual ou municipal, juntamente com os Tribunais de Contas e a comunidade.

É o que revela o chefe da Seção Administrativa da Escola, Hernesto Lins Pimentel. “O maior ganho para nós, em 2018, foi poder fazer uso da resolução aprovada no dia 20 de dezembro de 2017. Antes de sua aprovação os docentes e os profissionais de fora não podiam receber pelo serviço prestado à Escola. Agora, é possível que professores, pesquisadores, e palestrantes, sejam remunerados pelos serviços prestados a instituição”.

Ainda de acordo com Hernesto o órgão realizou 65 atividades no decorrer de 2018, sendo que 31 delas foram voltadas para capacitação de servidores e 34 na Educação para Cidadania. Ao todo, cerca de 2680 alunos participaram e foram certificados com o total 631 horas em atividades, como intercâmbios, cursos e seminários.

Destacou-se também, os convênios firmados com a Faculdade e Colégio Delta, Faculdade Tecnológica de Anápolis (FTA), e com a Universidade Federal de Goiás (UFG), que ofereceram aos servidores da Casa Legislativa, a pós-graduação stricto sensu, dando a eles a oportunidade de cursar um mestrado em políticas públicas.

Projeto Politizar

O diretor da Escola do Legislativo, Carlos Henrique Santillo, ressaltou o sucesso da 3ª edição do projeto Politizar e mencionou sua importância. “O Politizar surgiu da parceria da Escola com a UFG e pode aproximar os cidadãos da Casa do Povo, além de ter sido um exercício de cidadania e aprendizado para os jovens que participaram”, afirmou.