Homenagem a Joelma

12 de Dezembro de 2018 às 20:56
Crédito: Carlos Costa
Homenagem a Joelma
Sessão especial para entrega de Título de Cidadã Goiana a senhora Joelma da Silva Mendes
Por iniciativa do deputado Marlúcio Pereira, a Assembleia homenageou a cantora Joelma, ex-vocalista da Banda Calypso, em sessão solene nesta noite de quarta-feira. A cantora, que é paraense, se emocionou com a honraria e cantou músicas de seu repertório.

Fechando em grande estilo a última sessão especial de homenagens do ano de 2018, a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) concedeu, na noite desta quarta-feira, 12, o título de ilustre cidadã goiana à cantora paraense Joelma da Silva Mendes, mais conhecida pelo seu prenome, Joelma. A convite do deputado Marlúcio Pereira (PRB), propositor do evento, a cerimônia foi conduzida pela deputada Isaura Lemos (PCdoB).

A ex-vocalista da Banda Calypso, que é natural do município de Almeirim (PA), adotou, recentemente, Goiânia como seu novo endereço de morada. Dona de sucessos como “Não teve amor”, “Amor Novo” e “Mulher não chora”, a cantora, que segue em carreira solo desde 2015, usa suas músicas não apenas para enaltecer a cultura paraense, mas também como bandeira na defesa do empoderamento do público feminino.

Ao abrir a sessão solene, a deputada Isaura Lemos (PCdoB) disse que a cerimônia marca o acolhimento dos goianos aos artistas de todo o Brasil. “Hoje estamos em sessão história, que com certeza será lembrada por todos”, iniciou.

Ela argumentou que a solenidade marca o reconhecimento desta Casa de Leis à carreira artística e à luta de Joelma. “É um momento muito importante em que podemos homenagear a quem a gente admira. Joelma é exemplo de força e coragem a todas as mulheres brasileiras. Esse título vem honrar não apenas Joelma, mas todos nós goianos, que estamos aqui fazendo esse trabalho para tornar Goiás um estado que recebe com carinho os nossos artistas”, salientou a parlamentar.

Logo em seguida, o deputado Marlúcio Pereira (PRB) subiu à tribuna para enaltecer o trabalho da cantora paraense. Ele também lembrou ações sociais feitas pela ex-vocalista da Banda Calypso em prol dos menos favorecidos em Goiás. A exemplo citou um leilão roupas de show, cujas as verbas foram direcionadas para um orfanato em Goiânia.

“É motivo de muita alegria fazer essa homenagem, que foi acatada de forma unânime por todos os parlamentares da Casa. Por meio dessa entrega desse título, viemos reconhecer  o trabalho dessa grande cantora, mulher, mãe e defensora da família, que amadureceu e levou música paraense aos quatro cantos do mundo. Joelma é uma. grande embaixadora na luta em defesa das mulheres. Essa Casa ganhou, hoje, uma grande guerreira e parceira”, ponderou Marlúcio.

Ele fez também questão de lembrar que trajetória de Joelma foi escrita com muitas dificuldades, mas também com muitas vitórias. “Essa mulher é exemplo para todas as mulheres do mundo, pois vindo de família humilde, conheceu desde cedo as garras da exclusão. Mas aos 19 anos vai a luta e como mulher não se deixa levar pela vitimação”, continuou o deputado

E terminou por enaltecer as contribuições prestadas pela homenageada a áreas sociais e à música em Goiás. “Joelma nos lembra que é Importante dar as mãos a quem precisa, diante de sociedade ainda tão desigual. Ela é também a atual madrinha do Hospital do Câncer em Inhumas. E escolheu viver em Goiânia não por acaso, mas para contribuir com a música em nosso estado; para ajudar na defesa da mulher goiana”, salientou.

Após várias apresentações culturais de artistas convidados, foi a vez, então, da cantora Joelma subir à tribuna para agradecer a homenagem recebida. Ela dedicou sua fala ao povo goiano, agradecendo a acolhida recebida em Goiás. “Estou muito feliz e emocionada de estar aqui hoje. Depois de tudo que passei na vida, Deus providenciou pessoas aqui em Goiânia para me dar a mão. Sou muito grata a esse povo que hoje tenho como família. Aqui estou mais fortalecida”, declarou a cantora emocionada.

Para demonstrar sua gratidão, após sua fala, Joelma transformou a tribuna do Plenário da Alego em um verdadeiro palco, encerrando a solenidade com um pequeno show ao público presente.

Além das personalidades citadas, fizeram-se igualmente presentes, integrando a Mesa Diretiva da sessão especial: o vereador por Aparecida de Goiânia, José Alves de Oliveira; a sub-assistente da Polícia Militar da Alego, primeira tenente Kelly; e a senhora Maria Aparecida Pereira da Silva, representante do Fórum da Mulher, também do município de Aparecida de Goiânia.