TCM homenageia prefeituras que se destacaram no quesito transparência e eficiência

13 de Dezembro de 2018 às 11:29
Crédito: Carlos Costa
TCM homenagem as prefeituras destaques em transparência em informação 2018

O Tribunal de Contas dos Municípios de Goiás (TCM-GO) realizou, na manhã desta quinta-feira, 13, solenidade de premiação aos prefeitos cujos municípios se destacaram no Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM). A entrega das honrarias foi realizada às 8h30, no plenário do Tribunal.

Dentre as prefeituras que receberam as melhores notas na avaliação do TCM estão os municípios de Aparecida de Goiânia, Caiapônia, Goianésia e Morrinhos. Para escolha dos homenageados foram adotados sete critérios de avaliação: saúde, educação, planejamento, gestão fiscal, tecnologia da informação, meio ambiente e cidades.

O conselheiro e ex-deputado estadual Valcenor Braz explica que, ao todo, o questionário implica 259 perguntas que envolvem desde infraestrutura às condições socioeconômicas do município. “Tanto o presidente da República quanto os governadores dos Estado tomam por base esses dados em suas viagens de negócios”, explica o conselheiro ao reforçar que esses levantamentos dados podem ser utilizados, inclusive, para atração de empresas e investimentos.

Dos 246 municípios do Estado, 233 responderam ao questionário. Os outros 13 não responderam e, consequentemente, obtiveram nota zero na avaliação. “Nestes casos, ou o prefeito não teve interesse na divulgação de sua nota ou a sua equipe não teve capacidade de responder. Isso traz prejuízo ao município pois ninguém vai olhar para aquela região como se ela tivesse uma estrutura minimamente razoável”, considerou.

Um dos homenageados foi o prefeito de Caiapônia, Caio Lima (PP), para ele, este reconhecimento traz a sensação de dever cumprido. “Quando assumi resolvi investir em uma nova equipe e em cursos preparatórios. A partir daí, passamos a ter resultados positivos já nos seis primeiros meses de mandato. Com um ano, saltamos de 220° lugar em transparência para 5°”, informou.

Neste ano a Prefeitura de Caiapônia foi contemplada com o prêmio de eficiência em gestão municipal. “Isso nos motiva e acredito que motiva também outros prefeitos a tentarem conseguir esse reconhecimento nos próximos anos”, assegurou Caio Lima.

Já o prefeito de Goianésia, ex-deputado estadual Renato de Castro (MDB), reforça o vasto tempo que precisou dedicar à prefeitura para que essas metas fossem alcançadas. “Apesar da complexidade da situação, tenho uma boa equipe e juntos estamos realizando um bom trabalho. Nós administramos em um momento de crise e queda na arrecadação, evidentemente se não houver criatividade fica difícil. [...] felizmente conseguimos pagar muitas dívidas deixadas pela gestão anterior e continuaremos empenhados em trabalhar para prestar um bom serviço à população”, pontuou o emedebista.

Em representação ao governador eleito, Ronaldo Caiado (DEM), o deputado estadual e vice-governador eleito, Lincoln Tejota (Pros), enalteceu a iniciativa do TCM que, ao seu ver, “tem sido um parceiro na fiscalização e boa gestão das cidades goianas.” Para ele, o momento delicado que o Brasil enfrenta exige dos gestores uma postura diferenciada. "A crise impõe certas dificuldades e aqueles que conseguem, mesmo neste cenário, se sobressaírem merecem o reconhecimento.”

Por fim, o presidente do Tribunal, Joaquim Alves de Castro, se pronunciou sobre a premiação. Ele aproveitou para reforçar que o TCM-GO tem buscado conscientizar, cada vez mais, os prefeitos, mostrando que é necessário fazer uma boa gestão por meio de planejamento e prestação de contas transparente. “Esse agraciamento promove para todo o Estado as boas ações que estão sendo praticadas nos municípios. É uma satisfação muito grande poder congratular com esses prefeitos que têm feito o dever de casa, contribuindo para a melhoria da administração municipal”, disse.

A mesa da solenidade foi composta pelo presidente Joaquim Alves de Castro Neto; o deputado estadual e vice-governador eleito, Lincoln Tejota; ex-deputado estadual, ex-governador e deputado federal eleito Alcides Rodrigues Filho; o vice-presidente do TCM, Daniel Augusto Goulart; dentre outros conselheiros e representantes.