Ícone alego digital Ícone alego digital

"Janeiro Branco", voltado a ações educativas para difusão da saúde mental, é instituído em Goiás

14 de Dezembro de 2018 às 12:45

Aprovada na Assembleia, foi sancionada pelo governador José Eliton (PSDB), no dia 10 de dezembro, e já vigora no Estado a Lei nº 20364/18 que institui o “Janeiro Branco”, dedicado a realização de ações educativas para difusão da saúde mental e emocional. A matéria é de autoria do deputado Virmondes Cruvinel (PPS).

A nova Lei determina que na campanha serão inseridas a temática "Saúde Mental" na comunidade como um todo para promover entre as pessoas ações que levem à ideia de que esta se refere à qualidade de vida pessoal e relacional dos indivíduos. O objetivo é também despertar os profissionais para o fato de que seus conhecimentos podem contribuir para a promoção e prevenção em saúde mental e emocional.

No "Janeiro Branco" será evidenciado a saúde mental e emocional na mídia, no intuito de provocar nas pessoas a reflexão de que inúmeras situações cotidianas vividas — das individuais às coletivas — possuem íntima relação com a condição psicológica e emocional dos indivíduos e que, portanto, demonstram que investir em saúde mental e emocional é responsabilidade de todos. Será difundido ainda um conceito ampliado de saúde mental e emocional como um estado de equilíbrio emocional, combatendo a ideia equivocada de que a mesma está relacionada à ausência de transtorno mental.

A Lei determina ainda que na Assembleia Legislativa serão implementadas, no mês do "Janeiro Branco", audiências públicas para debater os avanços conquistados dentro das diretrizes estabelecidas e os problemas a serem dirimidos no ano seguinte.

O "Janeiro Branco" foi idealizado em 2013, por psicólogos de Minas Gerais, com intuito de tornar janeiro o mês oficial para se pensar e promover ações em prol da saúde mental, assim como há o "Setembro Amarelo", "Outubro Rosa" e "Novembro Azul", dedicados a outras campanhas.

“O mês de janeiro foi escolhido porque é comum as pessoas repensarem suas vidas, planos e sonhos para o ano novo; assim sendo, janeiro será o marco inicial. A cor branca foi escolhida pelo fato de ser — no espectro de cores - a junção de todas elas, remetendo à ideia de que o indivíduo, para ter saúde mental, precisa estar em harmonia em todas as áreas de sua vida”, explica Virmondes Cruvinel.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.