Ícone alego digital Ícone alego digital

Pauta traz projeto que autoriza exame para distrofia muscular em recém-nascidos na rede pública

18 de Dezembro de 2018 às 14:24

Consta da pauta da sessão extraordinária desta terça-feira, 18, o projeto de lei n° 3422/17, de autoria do deputado Diego Sorgatto (PSDB), que tem como objetivo disponibilizar na rede pública de saúde do Estado de Goiás, o exame de sangue CPK aos recém-nascidos, para diagnosticar a distrofia muscular de Duchenne. A matéria será aprecisa em segunda fase.

CPK (creatinofosfoquinase) é uma enzima que desempenha um importante papel na regulação do metabolismo dos tecidos contráteis, como os músculos esquelético e cardíaco, sendo encontrada em elevadas concentrações nesses tecidos, assim como no cérebro.

A Distrofia Muscular de Duchenne é uma doença hereditária ligada ao cromossomo X e degenerativa. Apesar de ser passada simultaneamente pelo pai e pela mãe, um a cada três casos da doença ocorrem em decorrência de uma mutação genética. A apresentação ocorre no início da infância e as crianças afetadas podem ter atraso no desenvolvimento motor ou atraso global do desenvolvimento. As crianças com DMD geralmente nunca atingem a capacidade de correr ou saltar.

Diego Sorgatto defende a importância desta propositura ressaltando a responsabilidade que cada parlamentar tem com a saúde do Estado. “Buscando agilizar o diagnóstico desta distrofia, proponho o presente projeto de lei observando a competência da defesa da saúde conferida ao legislador estadual. Desta forma, peço e conto com o apoio dos demais parlamentares para a aprovação deste projeto”.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.