Liderança do PSD

Crédito: Marcos Kennedy
Liderança do PSD
Dep. Francisco Jr.
Eleito para uma cadeira na Câmara dos Deputados, onde tomará posse em 1º de fevereiro, o deputado estadual Francisco Jr faz um balanço da 18ª Legislatura, que se encerra em 31 de janeiro, e diz que deixa para a sociedade goiana uma significativa produção legislativa.

Após dois mandatos consecutivos como parlamentar estadual, o líder do PSD na Assembleia Legislativa, Francisco Jr, se despede da 18ª Legislatura deixando para a sociedade goiana uma significativa produção legislativa. Francisco Jr se desliga da Alego para tomar posse, no dia 1º de fevereiro de 2019, na 56ª Legislatura da Câmara dos Deputados.

De acordo com o parlamentar, cerca de 200 proposituras de autoria dele foram aprovadas pela Casa, tendo sido, a metade, sancionada pela Governo de Goiás. “Nós aprovamos legislações que interferem profundamente na defesa da vida, projetos em benefício à área da saúde, à área de organização das cidades (urbanismo), de meio ambiente. Eu deixo de ser deputado estadual, mas as leis continuam vigorando e gerando efeito na sociedade e interferindo na vida do cidadão goiano. E isso me deixa muito feliz”, disse.

Sobre o legado do PSD para o Legislativo goiano, Francisco Jr diz que a qualidade parlamentar dos seus correligionários fez que a sigla contribuísse bastante para a melhoria da vida dos goianos. “Eu considero todos os nossos deputados diferenciados e atuantes, tanto os que estão no partido, atualmente, como aqueles que, ao longo do mandato, deixaram a legenda”, afirmou.

Questionado sobre a posição do PSD na 19ª Legislatura da Alego, Francisco Jr disse que foram repassadas orientações que objetivam diálogo com o governador Ronaldo Caiado (DEM) e um comportamento responsável por parte dos eleitos. “Que eu saiba, os nossos deputados, que serão Lucas Calil e Wilde Cambão, ainda não tomaram uma decisão fechada de partido”, ressaltou. O PSD fez parte da base governista na atual legislatura e apoiou a candidatura peessedebista na reeleição ao Poder Executivo estadual.

Câmara dos deputados

Sobre fazer parte da bancada governista ou do grupo oposicionista na Câmara Federal, Francisco Jr disse que, na atual conjuntura, muitas perspectivas do presidente Jair Bolsonaro (PSL) coincidem com as dele. “Nessas ideias que nós coincidimos, estaremos na mesma direção. Havendo alguma coisa que eu discorde, eu serei oposição. Eu estou com muita liberdade de decisão”, disse.

Conforme o parlamentar, o seu compromisso de coerência é com quem o elegeu. “O nosso compromisso maior é com a nossa base eleitoral. E no Brasil existe uma confusão muito grande de partido político, programa partidário. O mesmo partido uma hora está do lado da Direita, outra hora está do lado da Esquerda, e isso confunde o povo. Então eu penso que a nossa atuação é mais coerente se a gente for coerente aos temas que nos elege”.

Francisco Jr ressalta, ainda, que ele e todos os outros deputados federais terão, neste primeiro semestre de 2019, um debate muito intenso sobre as Reformas. “Eu tenho trabalhado muito a questão da Reforma Política que, para mim, é a mãe de todas as Reformas”, frisou. Segundo ele, os projetos relativos à Reforma da Previdência e à Reforma Tributária, certamente serão os protagonistas das discussões na Câmara dos Deputados nos próximos meses.

“Estamos vivendo um momento político muito especial no Brasil, que é a compreensão da população de que ela precisa participar da política. Nós sabemos que a política precisa melhorar, e ela só melhora se as pessoas participarem. E, agora, isso de alguma forma está acontecendo. A internet, as redes sociais revolucionaram a participação do povo. Estou muito esperançoso de que daqui para frente, o Brasil vai melhorar muito. O Brasil está mudando e graças a Deus eu terei a oportunidade de participar dessa mudança, finalizou Francisco Jr.