Ícone alego digital Ícone alego digital

20 anos de internet

21 de Janeiro de 2019 às 09:45
Crédito:
20 anos de internet
20 Anos do Portal de Notícias da Alego
Há 20 anos, a Assembleia Legislativa inaugurava sua página oficial na internet. O material sobre a história dos parlamentares goianos foi construído através de pesquisa dos professores Itami Campos e Arédio Teixeira.Isto foi na gestão de Helenês Cândido.

“Legislativo inaugura página na internet”. Assim destaca a publicação vinculada ao jornal impresso da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), em setembro de 1998. Período em que os gabinetes da Casa passaram a contar com acesso à internet. O trabalho, lapidado a várias mãos, foi árduo. Contudo, graças ao empenho do Gabinete de Imprensa em parceria com o Centro de Processamento de Dados e a provedora ZAZ, a tão sonhada modernização chegou à Alego.

Os internautas que puderam acessar a página oficial da Casa na reta final de 1998 se conectaram à história ilustrada do Legislativo goiano. Os registros mostravam antigos prédios que um dia sediaram a estrutura de Poder, tanto na cidade de Goiás como em Goiânia. Essa parte do site, segundo registros da época, foi montada com base no material publicado no livro "A História do Legislativo", editado no ano de 1997, com o trabalho de pesquisa do professor de política Itami Campos e do ex-deputado Arédio Teixeira.

Mas as novidades foram além das páginas da história. O esforço da equipe responsável pelo desenvolvimento da página garantiu também o acesso à informações sobre as Comissões Técnicas da Casa e dos próprios parlamentares. Reportagens da época registram que o site mostrava “o perfil dos 41 deputados (com fotos)”. Como se pode perceber, publicações acompanhadas de fotos na internet eram sinônimo de avanço tecnológico e modernidade, por isso, a informação foi posta de maneira enfática no texto.

Uma carta expedida pelo então presidente Helenês Cândido abriu a página inicial da Alego. Por meio dela, o parlamentar traçou um pequeno perfil do Poder Legislativo, dando destaque a composição amigável entre os 41 deputados. O documento dizia que o grupo de parlamentares representava os mais diversos partidos através do que chamou de “uma convivência harmoniosa e democrática”.

O modelo físico do jornal da Assembleia foi implantado no ano de 1996. Dois anos depois, passou a ser divulgado também na internet. Entretanto, caminhando a passos largos rumo ao desenvolvimento, também foi submetido a diversas mudanças, como o processo de impressão colorida, por exemplo. O equipamento responsável pela revolução no papel foi um Xerox DocuColor 40.

De 1996 a 1998, a modernidade levou o Legislativo a adquirir 160 microcomputadores, 105 impressoras, 4 servidores de rede e um painel eletrônico para o plenário. Documentos atestam que Helenês Cândido era um homem que, de fato, priorizava a evolução.

Apesar das constantes transformações midiáticas ocorridas ao longo das últimas duas décadas, o compromisso dos profissionais que compõem o quadro de jornalistas da Casa continua o mesmo: levar ao leitor o dia a dia do Parlamento goiano de maneira ética e transparente.  

Alguns profissionais da produção jornalística atuam no setor até os dias de hoje, a exemplo de Cida Mendonça, João Nascimento, Ivan Mendonç. Alguns repórteres fotográficos também continuam em atividade na Alego como Yocihar Maeda e Marcos Kennedy, por exemplo.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.