Ícone alego digital Ícone alego digital

Bruno Peixoto defende inserção da Romaria de Guarinos no Calendário Cultural de Goiás

18 de Janeiro de 2019 às 08:51

O Calendário Cívico, Cultural e Turístico do Estado de Goiás poderá ganhar novo registro ainda este ano. Trata-se da Romaria de Nossa Senhora da Penha, festividade religiosa realizada anualmente, entre os meses de junho e julho, no Município de Guarinos - centro goiano. Isso é o que prevê o projeto de lei nº 5580/18, de autoria do deputado Bruno Peixoto (MDB).

Caso seja devidamente aprovado pelo Plenário da Assembleia Legislativa (Alego) e sancionado pelo Governador do Estado, o projeto deverá incentivar o turismo, incrementando a vida socioeconômica, cultural e religiosa da cidade. Tal é a defesa apresentada por Peixoto  ao justificar a importância da proposta. Ainda segundo ele, a matéria contribuirá para a valorização desse patrimônio histórico, que já conta com 268 anos de tradição.

Durante a programação do evento, são realizadas missas, novenas, batizados, procissões e cavalgadas. A atração principal é representada pela peregrinação dos romeiros, que percorrem 18 quilômetros, a pé, levando a imagem de Nossa Senhora da Penha de Pilar de Goiás até o Santuário de Guarinos. De acordo com a estimativa do Corpo de Bombeiros da região, pelo menos seis mil pessoas participam do trajeto.

 

Já o evento como um todo chega a contar anualmente com a participação de cerca de 70 mil fiéis, conforme levantamentos divulgados pela Prefeitura do município. A festividade, que dura, em geral, 12 dias, destaca-se  atualmente como sendo o terceiro maior roteiro religioso de Goiás.

O projeto apresentado por Bruno Peixoto aguarda, no momento, a emissão do parecer técnico de seu relator, deputado Hélio de Sousa (PSDB), junto à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) desta Casa de Leis.

 

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.