Ícone alego digital Ícone alego digital

Luis Cesar Bueno propõe política de valorização do artesanato goiano

21 de Janeiro de 2019 às 09:21

Deve entrar em tramitação assim que as atividades legislativas forem retomadas, o que ocorrerá no dia 15 de fevereiro, conforme o regimento da Casa, o Projeto de Lei nº 5705/18, de autoria do deputado Luis Cesar Bueno (PT), que visa instituir a Política de Valorização do Artesão Goiano.

De acordo com a justificativa do parlamentar, a proposta pretende consolidar o conceito e a classificação que envolve o artesão e o artesanato, bem como protegê-los dentro de uma visão de agregação e qualificação de seus produtos, levando–os a aceitação por parte do mercado consumidor.

Segundo o que consta no artigo 2º inciso I, o artesão é capaz de transformar a matéria-prima, criando produtos que têm dimensão cultural, e no inciso II, o artesanato podem ser comercializado por meio de entidades incentivadora da atividade. Desta maneira, o projeto apresentado pelo parlamentar visa fomentar e valorizar os produtos originados das atividades artesanais.

Ainda segundo justificativas do deputado, o fomento e valorização dos produtos originados na atividade artesanal mostram-se fundamentais. “A identificação de cada traço da nossa cultura através do artesanato agrega valor à própria tradição goiana e aumenta as chances de tornar peças artesanais importantes meios de divulgação da nossa cultura local, fatores esses que acabam contribuindo para a inclusão no rol de pessoas economicamente ativas”, explica.

Para Luis Cesar, unir o artesanato à cultura é de suma importância, e essa prática possibilita resgatar valores culturais da região. ”Goiás possui rica e vasta cultura que varia em cores, formas, sons, textura e efeitos de note a sul do Estado”, afirma o petista.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.