Unidade Procon da Alego

Crédito:
Unidade Procon da Alego
Procon Alego
Inaugurado em maio de 2015, o posto de atendimento do Procon da Alego realizou cerca de 15 mil atendimentos. A unidade tem dado sua contribuição para aperfeiçoar o direito consumerista, fazendo a diferença na vida dos goianos.

A desburocratização do serviço público foi um dos principais focos da 18ª Legislatura da Assembleia Legislativa, o que a levou a modernizar ainda mais os serviços prestados à sociedade e a ampliar a transparência dos seus atos. Uma das medidas que evidenciam êxito da Casa, neste sentido, foi a criação de um posto do Procon Goiás dentro das suas dependências.

A unidade foi implantada em maio de 2015 e realizou, até o momento, quase 15 mil atendimentos. Com isso, a Alego tem contribuído para aperfeiçoar o direito consumerista, fazendo a diferença na vida dos goianos. O foco de atendimento da unidade são pessoas jurídicas (sendo a única em todo o estado de Goiás a atender esse público); também são atendidas pessoas físicas.

A coordenadora de atendimento da Unidade Vapt-Vupt/Procon da Assembleia, Maria Luzia Soto Pantoja, elucida que as principais reclamações são, sucessivamente, relativas a empresas de telefonia, instituições bancárias e lojas/compras pelo site. Dados gerados pela Planilha de Atendimento de Satisfação do local mostram que o índice de contentamento do público atendido é de 100%; já o índice de casos solucionados é de 80%.

Em outubro de 2016, o ponto de atendimento também deu lugar a uma unidade multifuncional do Vapt-Vupt, a qual oferece 21 tipos de serviços para os servidores e visitantes. Pantoja disse que a meta para 2019 é aumentar o número de serviços oferecidos. Segundo ela, a princípio, o local poderia incluir o modelo Atende Mais (@tende+), que objetiva ainda mais produtividade.

A unidade Multifuncional do Legislativo goiano funciona de segunda à sexta-feira, das 8 horas às 17 horas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone do posto de atendimento, o 3221-3399.

Procon/Vapt Vupt

O Procon-Goiás, jurisdicionado à Secretaria de Estado de Segurança Pública e Administração Penitenciária (SSPAP), atua no atendimento direto dos consumidores, monitora o mercado de consumo estadual, recebe denúncias e reclamações, apura irregularidades e, de forma complementar, cumpre os objetivos da Política Nacional de Defesa do Consumidor, promovendo a proteção e defesa dos consumidores goianos.

O Serviço Integrado de Atendimento ao Cidadão (Vapt Vupt) é subordinado à Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento (Segplan). Uma unidade foi implantada na Alego com o objetivo de ampliar o acesso do cidadão às informações e aos serviços públicos, visando proporcionar um atendimento diferenciado, rápido e eficaz, com qualidade, eficiência e produtividade.

Esse Programa do Governo estadual oferece serviços resultantes da participação de diversos órgãos, oriundos das esferas federal, estadual e municipal e de empresas privadas prestadoras de serviços de interesse público que, em regime de condomínio, atuam de forma descentralizada, utilizando recursos técnicos altamente desenvolvidos, com ênfase para a informatização.