Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
PDT promove debate sobre Medida Provisória da demarcação das terras indígenas em Goiás

24 de Janeiro de 2019 às 14:58

O Movimento Indígena do PDT promove em Goiânia, no próximo sábado, um ato para discutir a medida provisória 870/2019, editada pelo presidente Jair Bolsonaro no primeiro dia de Governo. Esta medida retira da Funai (Fundação Nacional do Índio) e transfere para o Ministério da Agricultura a competência da identificação, delimitação e demarcação das terras indígenas no País. A atividade é realizada em parceria com os mandatos da deputada federal Flávia Morais, deputado estadual Karlos Cabral e vereador Paulinho Graus, ambos do PDT.

O evento faz parte de uma série de atividade que o PDT Nacional através do Movimento Indígena, coordenado por Rafael Weree, indígena Xavante, neto do primeiro deputado federal indígena Mário Juruna, tem realizado em todos estados brasileiros. “Esta MP é uma grande ameaça à liberdade e impõe total desrespeito ao modelo de vida dos indígenas no Brasil. Os principais inimigos dos indígenas no campo são o agronegócio e pecuária que invadem nossas terras e promovem o desmatamento”, comentou Rafael.

O PDT, que teve Ciro Gomes como candidato à presidente nas eleições de 2018, tem liderado um importante bloco de oposição às medidas antidemocráticas do governo Bolsonaro. A ameaça aos povos indígenas é tratada como pauta prioritária pelas lideranças trabalhistas.

Devem participar do ato de sábado, além das lideranças pedetistas, representantes de movimentos sociais e um grupo de aproximadamente 280 estudantes indígenas de sete etnias de Goiás e outros estados. 

Serviço

Ato para discutir MP 870/2019 sobre demarcação das terras indígenas

Data: 26/01/2019 (sábado)
Horário: 10h
Local: Núcleo Takinahaky de Formação Superior Indígena – Universidade Federal de Goiás Câmpus Samambaia    

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.