Ícone alego digital Ícone alego digital

Discurso do governador Ronaldo Caiado na solenidade de posse

01 de Janeiro de 2019 às 12:00
Discurso proferido na sessão solene de posse do Governador Ronaldo Caiado, em 1º de janeiro de 2019.

Meus senhores, minhas senhoras, saúdo neste momento todo o povo goiano. Saúdo os jovens, as crianças, os idosos e todos aqueles que estão empenhados na luta para dignificar o Estado de Goiás. Quero cumprimentar aqui um jovem parlamentar que, hoje, ocupa a Presidência desta Casa, que é o deputado José Vitti, que o meu relacionamento com ele vem da minha prática na medicina, que por várias vezes o atendi e operei. Quero dizer que nesta hora eu saúdo Lincoln Tejota, um jovem parlamentar que, aos 34 anos, chega à vice-governadoria do Estado de Goiás pela coragem de, num momento histórico da política, ter participado desta grande mudança que todo povo goiano clamava. Quero agradecer aqui ao Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, Desembargador Gilberto, pessoa e liderança respeitada e reconhecida não só no cenário goiano, como em todo o cenário nacional, na área da justiça. 

Cumprimento aquela goiana que, infelizmente, pela proximidade da posse do Presidente Jair Bolsonaro, teve que se ausentar, mas uma mulher goiana, de Morrinhos, que engrandece o nome do Estado de Goiás no cenário nacional, Raquel Dodge, Procuradora-Geral da República. Quero cumprimentar o ex-governador, atual deputado federal, Alcides Rodrigues. Um abraço especial aos meus companheiros de chapa. Cumprimentar Wilder Morais, essa pessoa que cada vez eu admiro mais pelo seu carinho, determinação, espírito público em todo o decorrer da nossa campanha, e que estará ao meu lado governando o Estado. Quero saudar Vanderlan Cardoso, empresário, político, ex-prefeito e atualmente Senador da República, representando nosso Estado de Goiás. Quero saudar aquele que, como meu 1º suplente, foi eleito Senador da República com 59,73% dos votos do Estado de Goiás, nosso amigo Luiz, meu companheiro que tanto me ajuda, Luiz Carlos do Carmo - muito obrigado a você pela vivência e pelo apoio, e agora pelos próximos quatro anos no Estado de Goiás. Chico Rodrigues, meu amigo de Parlamento à época da Câmara dos Deputados e que volta, hoje, senador da República pelo Estado de Roraim. Quero saudar aquele irmão mais novo do Senado Federal, que sempre esteve ao meu lado em todos os embates, Davi Alcolumbre, próximo presidente do Congresso Nacional, se Deus quiser. Saúdo Elmano Ferrer, outro senador que é uma expressão política e que representa, aqui, o Nordeste brasileiro; Ao me dirigir ao Deputado Roberto Balestra, meu colega de vários mandatos como Deputado Federal - em todos os cinco mandatos estivemos juntos, cada um no seu estilo, eu mais na tribuna e o Roberto Balestra mais na articulação. É um político respeitado e querido por todos nós, ao cumprimentá-lo, cumprimento aqui todos os Deputados Federais.
Todos os deputados presentes neste momento.


Mas eu quero também registrar a presença de Abelardo Lupion, que me acompanha e entrou na vida política por determinação minha e sempre orgulhou o Paraná e a classe rural brasileira, e que aqui, nesta data, representa o nosso amigo, Ministro da Casa Civil da Presidência da República, Onires Lorenzzoni. Eu quero cumprimentar também todos aqueles que aqui estiveram, que aqui vieram nesta data tão especial, depois de uma noite de festas para comemorar o final do ano de 2018 e o início de 2019. Saudar, neste momento, aquele que todos nós temos uma deferência especial por ele, que é o Arcebispo Metropolitano de Goiânia, Dom Washington Cruz, a quem, na data de ontem, na missa final do último dia do ano, fez uma homilia que posso dizer a todos, uma verdadeira peça literária, a qual pedi a cópia, para que pudesse me debruçar sobre ela, com todas as diretrizes que ele ali pautou, o que deve ser a postura de um governante no seu Estado. Muito obrigado Dom Washington, pelas palavras que Vossa Eminência me concede; Eu quero saudar aqui os atuais deputados estaduais, na figura do deputado Álvaro Guimarães, e saudar os próximos deputados estaduais, aqui também na figura de Henrique César, jovem e o mais votado deputado estadual da última eleição. Aquele que tem também 60 anos na vida política: ex-Governador, ex-Ministro, ex-Senador, ex-Prefeito, ex-Vereador e hoje, aqui, prefeito Iris Rezende, com quem nós fizemos parte, na nossa eleição em 2014, para que eu chegasse ao Senado Federal.

Vamos governar juntos, saudar o Professor Edivar Madureira, Reitor da Universidade Federal do Estado de Goiás, com quem muito vou trabalhar, com uma parceria e uma sintonia direta, com a Universidade do nosso Estado, que é uma referência hoje como Universidade Federal. Saudar também aqui o representante do Comando de Operações Especiais, Júlio César Tolêdo Souza de Almeida; o Procurador Geral de Justiça e Presidente de Conselho Nacional de Procuradores do Ministério Público Brasileiro, Benedidto Torres Neto; saudar o Presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região, Desembargador Platon Teixeira de Azevedo Filho; Presidente dos Tribunais de Contas, Conselheiro Celmar Rech e do Tribunal de Contas dos Municípios, Conselheiro Joaquim de Castro; saudar o Coronel-Aviador Marcos Godoy Soares Rodrigues; o desembargador, meu amigo que sempre marchou comigo em toda a minha trajetória política e também nos meus movimentos ruralistas, saúdo aqui Marco Antônio da Silva Lemos, Desembargador do Distrito Federal, ex-Desembargador no Estado do Amapá; Procurador do Ministério Público de Contas, Fernando Carneiro; os senhores vereadores, lideranças, prefeitos, a imprensa do nosso Estado de Goiás.

Que a minha primeira manifestação deste ato solene de posse seja para elevar o pensamento a Deus e poder humildemente agradecer. Vocês sabem que eu recebo, com imensa honra e alegria e uma profunda responsabilidade, o cargo de Governador do Estado de Goiás. Vocês sabem que não há sonho maior para um político do que governar a sua terra. Jamais escondi isso. Os meus amigos baianos que aqui estão presentes sabem também. Dizer que o povo de Goiás me concedeu, em primeiro turno, o mandato de Governador. Vocês sabem que essa demonstração de confiança eu não irei decepcioná-los. Considero, Senhores Deputados, meus convidados e amigos, o momento mais desafiador da minha carreira política, que iniciei em 1989, começando já como candidato a Presidente da República, o mais jovem àquela época. E, hoje, quero dizer a vocês que sempre honrei os votos dos goianos, eu nunca os decepcionei, eu nunca desonrei o mandato que vocês me deram, cinco vezes deputado federal e agora senador da República. E, neste momento, no meio do meu mandato, assumindo o Governo do Estado de Goiás. E dizer a vocês que não foi uma campanha fácil, porque vocês sabem a supremacia que existia durante tantos anos na política de Goiás, mas o que nós notamos foi exatamente que o povo goiano resolveu reagir, o povo goiano, espontaneamente, saiu numa campanha pelo Estado todo dizendo uma palavra só, de norte a sul e de leste a oeste: mudança, mudança, mudança.

Mudança era o que você ouvia e o que era vocalizado pelas pessoas mais simples do nosso Estado. Vocês sabem que o que estamos vendo nesta hora é um sentimento que diante de toda narrativa aqui, do deputado José Nelto, da situação crítica com que vice o Estado, eu sou um homem que sou otimista, sou um homem que conheço meu Estado de Goiás, o meu povo e a nossa gente, e sei a capacidade de reagir e sei a capacidade de recuperar e dar a volta por cima, com um governo transparente, honesto e com tolerância zero à corrupção no nosso Estado de Goiás. Podem ter certeza, vamos trazer e resgatar a esperança e a prosperidade, além da confiança de todo o povo na classe política do Estado de Goiás. Seremos referência no país, porque pessoas estão enganadas quando pensam que político é sinônimo de balcão de negócios e negociatas. Terão políticos com honradez, com dignidade, com espírito público, para dizer, com toda clareza, que o beneficiário principal é o cidadão goiano humilde, em todos os rincões do Estado, que não tem lobby, que não tem corporações que lutem por ele.

Aqueles que estão nos confins do nordeste goiano, que têm que caminhar 750 quilômetros para ter acesso a um leito de UTI; aqueles que caminham 500 quilômetros, dia sim, dia não, para poder fazer uma hemodiálise; aquelas pessoas que hoje não entendem como poder reagir às facções criminosas que tomam conta do Estado de Goiás, mas que vão saber que onde tiver Goiás, haverá a mão forte do Estado mostrando que aqui, em Goiás, não haverá tolerância com a criminalidade, que não vamos admitir que o cidadão de bem possa ficar acuado diante de tanta ousadia da bandidagem no nosso Estado. Quero deixar claro que muitos que se intitulavam donos do poder vieram agora, após a eleição, a entender o novo estágio desenhado no Estado de Goiás e no país. Sabem qual foi? A abertura das urnas. A abertura das urnas jogou por terra todas aquelas articulações, marketagens, máquina pública do governo federal, dos governos estaduais, de ampla maioria, das prefeituras. E o povo insurgiu contra tudo isso, em Goiás e nacionalmente. Agora, deram a mim a oportunidade de ter 1.773.090 votos, ganhando, com ampla margem de votos, em primeiro turno. Uma vitória que não é apenas do Governo e do Governador Ronaldo Caiado, mas é uma vitória expressiva, limpa, que derrotou toda a máquina de governos estaduais e federais. Quero dizer que nessa hora em que optamos por nossas propostas, e o povo disse, com toda clareza, estaremos engajados na mesma linha da qual foi defendida por nós em cada quadrante que andamos em nosso Estado.

Nessa hora, reafirmo que sou devedor de todos os goianos e que nossas lutas serão comuns. E aqui reforço o compromisso de governar para o cidadão e de devolver ao povo goiano o Estado de Goiás. Este é um compromisso que fiz durante a minha campanha. Não é resultado de um ato isolado. Hoje, o que me levou ao governo do Estado, a eleição dos senadores, dos deputados federais e dos deputados estaduais, é um mover de mentes e de corações, é o mover das multidões, é o mover daqueles que acreditam na mudança e na prática política de um novo momento para a política de Goiás. Vocês sabem que não sou eu que tomo posse neste momento, mas todos que foram determinantes das lutas que nos trouxeram até aqui como representante dessa população querida do Estado de Goiás. Agradeço, mais uma vez, aos jovens, às crianças, aos adultos, todos que optaram por ousar e por enfrentar a máquina pública. Portanto, mais uma vez, venho agradecer aos que confiam nesse projeto e dizer, com toda clareza, quais são as bases do novo projeto, quais são as estruturas que temos compromisso, hoje, com o povo goiano. Primeiro, repito: tolerância zero com a corrupção. Segundo: valorização dos servidores públicos. Não se governa sem ter equipe. Não se governa sem ter equipe, não se governa sem ter o apoio dos servidores. Ao mesmo tempo, combater as desigualdades regionais. Como médico e cristão que sou, não posso admitir que tenhamos aqui regiões tão distintas e pessoas com tantas dificuldades no dia-a-dia.

Quero dizer que essa velha política foi sepultada porque o eleitor votou muito mais na tradição, na história, naquilo que realmente é a vida daqueles que se apresentaram para as eleições, do que nas máquinas partidárias e no tempo de rádio e televisão. Minha gente, nós temos um compromisso, sim, com a educação. São quantos municípios, hoje, precisando de uma escola em tempo integral? Este é o nosso compromisso, o nosso plano de Governo. Nós temos que chegar a 50% em escolas de tempo integral. É a maneira de nós tirarmos nossos jovens da mão da bandidagem e do narcotráfico. Nós precisamos valorizar os professores. É fundamental para todos nós. São eles os formadores. São eles que embasam nossas crianças para que elas possam ser, amanhã, competitivas, para que elas possam amanhã disputar com todos aqueles, de qualquer quadrante neste Brasil, no mundo globalizado, e dizer: "Nós somos do Interior do Estado de Goiás, mas nós temos competência para disputar com quem quer que seja", podendo ter o sonho de toda mãe, que é o de ver o seu filho médico, engenheiro, advogado, ou, senão, num curso técnico qualificado, melhorando sua qualidade de renda e sua condição de vida. Minha gente, nós temos que entender que este é o Estado de Goiás que nós amamos e que nós vamos trabalhar para instalar. É lógico que um Governo pode muito, mas não pode tudo. Um Governo precisa estar abraçado com a população. Ele tem que estar todo dia ouvindo a classe política, ouvindo o cidadão e buscando as mudanças necessárias. Nós não podemos fazer com que o dinheiro público, que não existe, porque não existe dinheiro público. O dinheiro, Senhor Presidente, é do cidadão que trabalha e que paga altas taxas de impostos no País e no Estado de Goiás, e não tem o retorno.

O dinheiro é todo consumido na atividade meio em milhares e milhares de pessoas que ocupam cargos na máquina pública, não para exercer a sua função, mas muito mais para estruturar um projeto de poder pessoal e máquina de poder também para ganhar as eleições. O povo goiano e o povo brasileiro deram a resposta, quer agora eficiência, gestão transparente e resultados chegando à vida do cidadão comum, e será esse o desafio que vamos ter também na área da Segurança Pública. Mas, como Senador Caiado e agora Governador Ronaldo Caiado? O senhor diz da realidade fiscal do Estado, e, de repente, manda sua equipe elaborar um projeto de lei para poder reajustar valores e salários dos policiais militares da terceira categoria, policiais civis e corpo de bombeiros? Sabem por quê? Porque não estou fazendo nada mais do que, como Governador do Estado, dar dignidade ao cidadão que coloca a vida para defender o povo do nosso Estado de Goiás. Em nosso Governo está extinta a categoria D, a terceira categoria, como queiram. Hoje, todos serão soldados da Polícia Militar, da Polícia Civil e também do Corpo de Bombeiros, com um salário único. É dignidade, é condição de dar a eles a certeza de que a Polícia Militar é Polícia de Estado, é Polícia do cidadão, não é Polícia que tem dono, é Polícia que tem que dar segurança a todo o povo goiano.

Esta é a nossa meta na Segurança Pública, mas termos humildade de recorrer, como já recorri ao Presidente Jair Bolsonaro, ao Ministro, General Heleno, e também a Sérgio Moro, e dizer a eles da dificuldade que temos hoje, onde as facções comandam muitas vezes as penitenciárias do nosso Estado de Goiás, e que essa situação nós precisamos também ter o apoio do Governo Federal. Tive - infelizmente ela não está presente - o apoio da Procuradora Geral da República, quando lá levei a minha preocupação, imediatamente ela mandou com que viesse uma fiscalização para poder avaliar a situação crítica e caótica pela qual passa a área de presídios no nosso Estado de Goiás. Quero dizer que nós temos um compromisso que tem muito a ver com a minha vida, 44 anos como médico no exercício da profissão. Quarenta e quatro anos que tenho orgulho enorme deles. Sabem por quê? Porque graças a Deus eu nunca distingui um paciente. Eu nunca diferenciei pacientes. Nunca perguntei qual era o seu credo político. Nunca perguntei as suas condições financeiras. Mandava colocá-los no centro cirúrgico e os operava. E assim que quero dizer a todos aqueles que sabem que, hoje, eu não sou Governador apenas dos que me elegeram.

Eu sou Governador de todos os goianos e de todos que habitam o Estado de Goiás. E podem saber que eu saberei tratá-los com respeito, porque nada mais digno do que dar dignidade ao cidadão e condições para que ele se sinta cidadão em cada lugar que ele mora. Esse é o nosso compromisso de cidadania, de resgate, de apoio, de mostrar que o Estado de Goiás está acima de picuinhas e não vai humilhar as pessoas porque não comungam com o nosso credo político.

O Estado de Goiás vai poder mostrar ao Brasil que, junto de uma política solidária, uma política social capaz de atender verdadeiros necessitados e de dar a eles a condição de progredir na sua vida. Mas o que é importante neste momento? O que levou o Brasil e Goiás a caminharem neste rumo. Qual é a mensagem das urnas? E têm ainda pessoas e políticos que não enxergaram a realidade. Hoje, as pessoas precisam sair do pedestal. As pessoas precisam entender que Governador de Estado é funcionário público que tem que dar satisfação à população. Governador do Estado tem que estar à frente dos problemas e saber diagnosticá-los. E nós sabemos, como políticos... O que é ser político e o que é a política? É exatamente identificar as prioridades que deverão ser ali tomadas. E, ao dizer isso, eu quero me dirigir ao Presidente da Assembleia e a todos os Deputados Estaduais da atual legislatura, dizer a vocês: muito obrigado. Muito obrigado a vocês, Deputados Estaduais. Sou eterno devedor daquilo tudo que vocês ainda, neste curto período do dia 7 de outubro, quando ganhei as eleições, até agora - fizeram para dar governabilidade ao Estado de Goiás. Vocês souberam entender qual é o percentual das emendas impositivas, e eu, como Deputado Federal, nós lutamos para que isso fosse implantado. E como Governador do Estado vou respeitá-las, e serão cumpridas, cada uma que cada parlamentar ali definir para sua área. Vocês não sofrerão o que eu sofri. Anos de luta, minha gente, dignificando Goiás, e muitas vezes diziam: "Mas o que o Caiado fez?", sabem por quê? Porque eu vou colocar na nossa placa aquele nome do parlamentar para que, amanhã, vocês não sofram o preconceito que eu passei nessa campanha eleitoral. Para deixar marcado que a classe política é fundamental para uma boa gestão, para que possamos responder às demandas da sociedade.

A esses Deputados Estaduais, presididos por José Vitti, fizeram e tomaram aqui uma atitude, que foi de poder dizer: "Cada um de nós tem que dar a sua quota e a sua parcela para tirar o Estado desta situação crítica em que se encontra". Votar um projeto para diminuir temporariamente os incentivos fiscais, onde o Estado vive a maior crise fiscal de toda a sua história. Esta Casa teve a coragem de assumir esse debate, dando oportunidade para que já em 2019 possamos ter uma fonte orçamentária que oscila de 800 milhões a um bilhão de reais. Mas eles sabem que esse dinheiro será investindo dando retorno também a esses setores. Nós temos, hoje, a certeza absoluta que a parcela não ficará apenas com os empresários. A partir de amanhã, Prefeito Iris Rezende, vou assinar dezenas de decretos para cortar na carne e no osso, para dizer que a máquina pública não pode ser motivo de mordomias, de negociata, de benefícios, de contatos fora do limite e de uma máquina que, cada vez mais, corrói o patrimônio público. Vou mostrar austeridade sim.

Vou mostrar condições de poder dizer em alto e bom som, que nós viemos para atender ao clamor do povo goiano. Viemos para mudar e podem ter certeza disso. Desde que ganhei, Deputados, tem sido uma rotina minha ir a Brasília quase todos os dias. Porque o diagnóstico que me mostravam era um só: Caiado, o buraco orçamentário que você vai receber, ele é de 3 bilhões e 400 milhões de reais. Goiás está rebaixado no Tesouro Nacional no ranking de endividamento, no seu pior nível. Não tem aval da União e nem do Ministério da Fazenda, nem do Tesouro Nacional. Sentei, por mais de duas horas e meia, junto com o Ministro Paulo Guedes e toda a sua equipe econômica, com a Secretária do Tesouro Nacional, e disse a ele: Senhor Ministro, o senhor me conhece, sabe da nossa postura. Nós não queremos aqui transferir problema para a União, não. Nós, goianos, temos orgulho da nossa terra e nós saberemos recuperar o nosso Estado. Mas, o que eu lhe peço neste momento é que volte a atenção para Goiás. No momento em que fico com uma dívida de dois meses de salários dos servidores públicos, fico com uma dívida de mais de cento e quarenta milhões de empréstimos que a União é avalista e não tem como pagar, podendo bloquear o repasse do Fundo de Participação dos Estados do Estado de Goiás. Onde o colapso é geral. Onde os hospitais estão fechados. Onde as faculdades não recebem a Bolsa Universitária a dez meses. Onde sequer os fornecedores de refeições receberam nos últimos cinco meses. Os Prefeitos, ontem, reunidos comigo, diziam: "Caiado, nós não recebemos o repasse da Saúde há dez meses. Nós não recebemos o repasse do Transporte Escolar a doze meses". É o colapso completo da máquina pública. Desafio qualquer prefeito aqui presente a dizer que o Estado está em dia. Dizer que o Estado está cumprindo determinações constitucionais. Desafio qualquer um aqui. E eu lhes pergunto: é correto usar dinheiro dos municípios para compromissos do Estado? Quando não fez a tarefa de casa e utilizou o dinheiro de vocês para pagar folha de pagamento que não conseguiu em novembro e dezembro? Onde está? E aí, plagiando a voz rouca dos prefeitos. Um silêncio generalizado, um colapso completo. Uma situação que se repete todo ano. O colapso também das rodovias do Estado de Goiás. Não se transita mais no Estado. Vamos chegar num momento da nossa safra, Goiás que é referência na agricultura de produtividade, de qualidade, e, de repente, todo o trabalho do homem do campo é destruído por não ter transporte e por não ter atendimento de qualidade. E agora são mil quilômetros pela frente que vamos receber neste momento, que estão intransitáveis ou com dificuldade de transitar. Mas, com tudo isso, eu relatava ao Ministro Paulo Guedes, ele dizia: "Caiado, eu entendo a sua realidade, mas a Secretaria do Tesouro Nacional tem mais uma novidade para lhe passar".

Levantei, me encorajei e disse: bom, vamos ouvir uma boa notícia. "Senador Caiado, Goiás já estava mal e piorou, foi rebaixado para última letra de classificação dos Estados devedores da União, para a letra "D", é final de fundo de poço. Mas, vocês acham que isso me intimida? Não. Porque eu tenho o compromisso com o meu povo, eu sei que terei o apoio do meu povo. Eu sou um homem forjado na luta, eu sou um homem que a vida toda... E como homem temente a Deus que sou, e peço a ele que todos os dias guie os meus passos e me oriente. Nós vamos recuperar o Estado de Goiás e nós vamos ter orgulho de viver do Estado de Goiás, vocês podem ter a certeza. O Ministro Paulo Guedes me disse: "Caiado, você com brilho nos olhos, com essa vontade toda, eu tenho certeza de que você recuperará o Estado".

Mas, não é correto, minha gente, dizer que vão entregar a mim um Estado com 700 milhões em caixa. Se tivesse 700 milhões em caixa, porque não pagou parte dos salários. Eu desafio mostrarem os 700 milhões. Qualquer parlamentar aqui sabe, e lógico que o cidadão comum não é obrigado a saber. Mas dinheiro vindo de contrato, dinheiro de fonte vinculada não pode ser repassado para custeio do Estado. Isso é primário, isso é elementar. O que tem na conta única do Estado, hoje, R$ 11.000.000,00 (onze milhões de reais), e uma dívida de R$ 3.400.000.000,00 (três bilhões e quatrocentos milhões de reais). Esta é a realidade. Peço a Deus essa sabedoria, mas tenham certeza de que terei o apoio da Assembleia Legislativa, que terei o apoio do povo goiano para enfrentar a luta no dia a dia. Não sou homem de gabinete, sou homem criado na dificuldade e sei enfrentá-la; sou homem preparado para as adversidades; sou homem que sei priorizar aqueles momentos difíceis e qual deverá ser a sua pauta principal. Minha gente, quero transmitir aos goianos esperança. É certeza que superaremos a crise. Nada disso vai nos abater.

Mas, pela primeira vez, em Goiás teremos um governo transparente, transparência total, com compliance em cada  secretaria, autarquia e empresa do governo. É a presença que solicitaremos: da Procuradoria-Geral do Estado, da Corregedoria-Geral do Estado, para que possamos ter a tranquilidade de não dizer que já aconteceu a corrupção, pois vamos iniciar o combate dela na origem, caso venha a acontecer. E não passarei a mão na cabeça de quem quer que seja que venha a falhar com esse compromisso. E, nesta hora, muito mais do que compromisso, a transparência na utilização do dinheiro público será uma vinculação deste governo. Para encerrar, minha gente, quero agradecer ao Ministério Público, como Poder constituído, dizendo que mais do que ninguém sei da importância para que tenhamos cada vez mais a aplicação correta do dinheiro. Quero dizer ao Tribunal de Contas dos Municípios da importância deles em fazer, cada vez mais, uma análise técnica, sem que se admita, em hora alguma, o viés político. Quero dizer ao meu Presidente do Tribunal de Justiça, Desembargador Gilberto Marques, vou precisar muito de Vossa Excelência, de sua liderança e do Tribunal. Decidiremos em conjunto. Poderes independentes, mas 100% harmônicos e respeitosos, assim será minha posição. Quero dizer ao Deputado Zé Vitti, mais uma vez, meu muito obrigado. Minha vida é o Parlamento e minha história é a tribuna. Sou apaixonado por isso aqui. Às vezes, o mandato de Governador me tirará a oportunidade de falar mais vezes ao povo. Mas tenho a certeza de que o Legislativo nos molda para podermos governar.

 Legislativo nos ensina que ninguém é dono da verdade. Aqui, na Casa, cada Parlamentar é um, quarenta e um avos e tem que ter humildade para construir maiorias. Será enviada a Goiás, no dia 14 de janeiro, uma comissão composta pelo Ministério da Fazenda, Tesouro Nacional, Ministério da Previdência, para levantar a realidade fiscal do Estado de Goiás para que, nos próximos dias, o Ministro possa propor uma alternativa para essa situação que estamos vivendo. Mas, independentemente disso, Senhor Presidente, tenho a certeza de que contarei com o seu apoio. Prometi que nós faremos com que a nossa metodologia seja idêntica com o Tribunal do Tesouro Nacional para dar a nós, cada vez mais, condições de lutarmos por nossos direitos junto àquela Casa. Quero dizer aqui, já no encerramento de minha fala, desculpe-me Senhor Presidente, alongar-me demais. Mas, terminando um mandato de Senador, assumindo um mandato de Governador do Estado, vocês podem imaginar minha alegria. Vocês podem imaginar quanto tempo eu lutei para isso. Vocês podem imaginar quantas noites, quantos dias, quantas maratonas, quantas campanhas, vitórias, derrotas. Conheço os dois lados da moeda. Mas aqui, antes de encerrar, minha gente, eu quero render uma homenagem muito especial àquilo que é indiscutivelmente o porto seguro de todos nós. Antes de me dirigir à minha família, eu quero dirigir aos Presidentes dos pequenos partidos, que assim eram identificados, que tiveram a coragem de montar conosco uma coligação, com a qual construímos uma vitória. Não só do Governador. Não só do Senador Kajuru, aqui representado pelo seu suplente, Benjamin, Bezinho, meu conterrâneo. Deputados Estaduais, Federais e Governador do Estado, muito obrigado. Foi um momento importante, quando poucos diziam que o Caiado construiria uma base de sustentação para sair candidato do Estado. Depois, um segundo movimento. E aqui eu quero nominá-los. Adib Elias, muito obrigado. Muito obrigado pelo apoio num momento tão delicado, que foi aquele momento da nossa campanha eleitoral, e também coordenador da minha campanha para Governo. Muito obrigado, Renato de Castro, jovem que também é uma referência na gestão pública do nosso Estado de Goiás. Muito obrigado, Ernesto Roller, que hoje teve o desprendimento, depois do meu chamamento, de estar ao meu lado, como Secretário de Governo. Quero agradecer ao Paulo do Vale, Prefeito da cidade de Rio Verde, que, desde a primeira hora, firme com as diretrizes para que pudéssemos chegar ao Governo do Estado. E Deus me dará esta chance de revolucionar o Governo como Vossa Excelência revolucionou a gestão em Rio Verde. Ao nosso Prefeito de Turvânia, Fausto Mariano, meus agradecimentos de coração. E ao líder da oposição, que teve coragem e a quem presto uma homenagem especial, o Deputado Estadual José Nelto. Hoje, Deputado Federal e em breve líder do Podemos naquela Casa. Ao encerrar, eu, que pensei que fosse fazer um discurso lido, até porque o momento exige, mas o meu coração não deixou e eu acabei fazendo aquilo que sempre foi o meu estilo, falar com o coração.

Quero dizer muito obrigado a meus irmãos, Roberto, meu irmão, médico, que tem uma preocupação enorme comigo, todos os dias; Rondon, o caçula, que hoje se ocupa das minhas coisas, ajudando-me, já que não tenho tempo para nada; minha irmã Lílian, minha querida, da nossa geração, fomos criados juntos no dia a dia nossas vidas; Laíla, uma irmã querida de todos nós e da família; Liliana, a mais nova, guerreira e do gênio que sabemos o quanto é lutadora; a irmã de Gracinha, Patrícia, muito obrigado pela presença; Décio Carvalho Filho que honra o nome do seu pai, irmão de Gracinha; sua filha Roberta; saudar aqui meus cunhados, minhas cunhadas. Saudar aqui a minha esposa Gracinha, que tem sido uma companheira de todas as horas, e a política de Goiás passou a admirar essa baiana na sua capacidade de trabalhar e também na sua capacidade de discursar para todo esse povo querido, já que nós temos uma alegria enorme de ter a presença dos nordestinos no nosso Estado de Goiás. Goiás é um Estado hospitaleiro. Goiás é uma Estado que recebe todos de braços abertos.

Agora chego a meus filhos: Ana Vitória, meu braço direito. Ronaldo filho, a responsabilidade que tem, e já empenhado no trabalho desde cedo. Maria, essa moça alegre, determinada, que tanto parece com seu pai. Marcela, minha caçulinha, que acaba fazendo tudo que quer comigo. E encerro aqui dizendo a vocês meu muito obrigado, de coração. E nessa hora pedindo a vocês: ajudem-me a governar o Estado de Goiás. É momento de trabalho. Vamos ao trabalho e vamos resgatar Goiás. Muito obrigado, minha gente, de coração, a todos. Um abraço. 

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.