Ir para o conteúdo principal

Plenário

A- A+

Assembleia Legislativa prepara a sessão de instalação da 19ª Legislatura para sexta-feira, dia 15

A Assembleia Legislativa instala a 19ª Legislatura na próxima sexta-feira, dia 15 de fevereiro, iniciando assim o primeiro período legislativo. Na composição desta Legislatura a Casa apresenta uma renovação significativa, com a estréia de 19 deputados, eleitos para o primeiro mandato. Para a sessão inaugural várias autoridades dos poderes constituídos foram convidadas. Sob a presidência do deputado Lissauer Vieira (PSB), a Mesa Diretora, eleita em 1º de fevereiro, é integrada pelos deputados Dr. Antonio (DEM), Rafael Gouveia (DC), Cláudio Meirelles (PTC), Júlio Pina (PRTB), Gustavo Sebba (PSDB) e Iso Moreira (DEM). A primeira atividade dos parlamentares é a formação da comissões técnicas, obedecendo, conforme o Regimento Interno, a proporcionalidade partidária.

A Assembleia Legislativa de Goiás retoma as sessões plenárias na sexta-feira, 15 de fevereiro, como manda o Regimento Interno. Os 41  parlamentares se reunirão no Plenário Getulino Artiaga, às 9 horas, em sessão solene de instalação da 19ª Legislatura, e que marca a reabertura dos trabalhos em Plenário.

Nesta sessão, é esperado que o Governador do Estado, ou um representante por ele indicado, leia a mensagem com suas considerações à Casa de Leis. Discursarão ainda, na oportunidade, um deputado em nome da situação e outro representando a oposição.

O primeiro biênio da 19ª Legislatura, sob a presidência do pessebista Lissauer Vieira, começará com 19 novos deputados, incluído nesse rol Tião Caroço (PSDB), que exerceu dois mandatos na década de 1990: Alysson Lima (PRB), Amauri Ribeiro (PRP), Amilton Filho (SD), Antônio Gomide (PT), Cairo Salim (Pros), Chico KGL (DEM), Coronel Adailton (PP), Delegado Eduardo Prado (PV), Delegado Humberto Teófilo (PSL), Júlio Pina (PRTB), Paulo Trabalho (PSL), Rafael Gouveia (DC), Rubens Marques (Pros), Thiago Albernaz (SD), Vinícius Cirqueira (Pros), Vagner Neto (Patriotas), Wilde Cambão (PSD) e Zé Carapô (DC). Estes assumem as cadeiras deixadas por Carlos Antonio (PTB), Daniel Messac (PTB), Eliane Pinheiro (PSDB), Francisco Jr. (PSD), Francisco Oliveira (PSDB), Isaura Lemos (PCdoB), Jean Carlo (PSDB), José Nelto (Podemos), José Vitti (PSDB), Júlio da Retífica (PTB), Lívio Luciano (Podemos), Luis Cesar Bueno (PT), Manoel de Oliveira (PSDB), Marlúcio Pereira (PRB), Marquinho Palmerston (PSDB), Nédio Leite (PSDB), Sérgio Bravo (Pros), Simeyson Silveira (PSD), e Wagner Siqueira (MDB).

Essa renovação causou mudanças nas cadeiras e nas bancadas, combinadas à posse da nova Mesa Diretora, que se ocupará de coordenar os trabalhos do Parlamento goiano até o final de 2020. Sob esse novo cenário, que se forma devido ao novo Governo Estadual, serão também definidas as lideranças de bancadas, observando que algumas poderão manter os líderes da legislatura anterior. Em todo caso, as definições serão ser anunciadas somente após a volta dos trabalhos.

Da mesma forma, a composição e a presidência das 16 comissões permanentes irão mudar. A articulação para a escolha dos novos membros deve ser feita em Plenário, respeitada a proporcionalidade partidária. Já a presidência de cada uma delas é definida nas reuniões. Cada deputado têm o direito de participar de pelo menos duas comissões permanentes, compostas por sete membros cada. Fogem à regra somente a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), a Comissão de Tributação, Finanças e Orçamento e a Comissão de Organização dos Municípios, que têm 11 membros.

A primeira sessão ordinária do ano será, portanto, na terça-feira, 19, às 15 horas. A pauta da primeira sessão ordinária deverá ser preparada nos próximos dias e deve contemplar a apreciação de pareceres da Comissão de Constituição, Justiça e Redação, vetos da Governadoria do Estado, dentre outras matérias que deverão ser adicionadas à Ordem do Dia até o momento das votações.

Assembleia em Tempo Real

25/04/2019

19:06 - Encerramento das atividades

18:37 - Com apoio de Adriana Accorsi, audiência pública discute assédio nas escolas

17:06 - Autoridades e lideranças discutem sobre casa própria em audiência na Alego

16:12 - Encerrada sessão ordinária desta quinta-feira

16:00 - Presidente do Sintego acompanha votação de seu nome para o Conselho Estadual de Educação

15:55 - Talles Barreto sobe a tribuna para rebater Amauri Ribeiro e criticar gestão Caiado

15:52 - Lêda Borges diz que, independentemente de crença religiosa, debates devem se pautar pela coerência e bom senso

15:45 - Alysson Lima desafia concessionárias do transporte coletivo a explicar precariedade da frota

15:38 - Rafael Gouveia critica "ideologia de gênero" no Pequeno Expediente

15:36 - Chico KGL faz balanço dos seus primeiros 70 dias de mandato

15:29 - Amauri Ribeiro usa a tribuna para criticar Governo anterior e elogiar iniciativas de parlamentares da Casa

15:25 - Deputados fazem um minuto de silêncio em homenagem a Nilton Lamas e Roldão Ernesto

15:23 - Cairo Salim questiona e faz crítica aos serviços prestados pela Enel em Goiás

15:18 - Expediente registra um veto e respostas a requerimentos

15:18 - Deputados apresentam matérias e requerimentos

15:01 - Aberta sessão ordinária desta quinta-feira, 25

14:57 - Vereador Anselmo Pereira participa de audiência sobre moradia na Assembleia

14:52 - Após deliberação de quase 50 projetos, CCJ é encerrada no Auditório Solon Amaral

14:48 - Proposição que altera legislação sobre ICMS é colocada em diligência para parecer da Secretaria de Economia

14:40 - Henrique César declara aberta audiência com movimentos de moradia

14:31 - Projeto que veda apreensão de veículos automotores com IPVA em atraso recebe pedido de vista na CCJ

14:24 - Lissauer recebe demandas do Sindicato dos Caminhoneiros Autônomos de Goiás e ressalta apoio à categoria

14:23 - PEC que eleva valor destinado às emendas impositivas tem vista solicitada pelo líder do Governo na CCJ

14:08 - CCJ aprova matéria que prevê plano de melhorias no transporte público antes de aumento da passagem

Assembleia Legislativa do Estado de Goiás - Palácio Alfredo Nasser - Alameda dos Buritis, 231.
Setor Oeste - CEP: 74115-900 - Tel: (62) 3221-3000. CNPJ: 02.474.419/0001-00.

Carregando...