Deputados avaliam projeto de juristas que descriminaliza o uso de drogas para consumo próprio

08 de Fevereiro de 2019 às 12:45

Os deputados estaduais Major Araújo (PRP) e Vinicius Cirqueira (Pros), em entrevista à Agência Assembleia de Notícias, avaliaram a proposta de juristas que descriminaliza o uso de drogas para consumo próprio. A proposta foi entregue ao presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que vai definir como ela tramitará naquela Casa de Leis. Araújo e Cirqueira concordam que primeiro o Brasil precisa investir mais em educação, para só depois pensar num projeto desse nível, próprio de países desenvolvidos.

Major Araújo, que presidiu a Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), é a favor, sim, de endurecer o combate ao tráfico de drogas. “Nesse momento de transição em que o país cobra reformas substanciais é uma imbecilidade debater um projeto que descriminaliza o uso de drogas para consumo próprio. Entendo que se liberar o consumo, tem que liberar, também, a comercialização”, ressaltou.

Ele diz que, se estivesse na Câmara Federal, votaria contra, até porque, lembra, estudos científicos dão conta de que usar maconha uma única vez pode alterar o cérebro do adolescente. "Isso é coisa de esquerdista e, felizmente, o Congresso Nacional, hoje, é de direita, por isso não creio que essa proposta venha a ser aprovada. Sou avesso a qualquer medida que venha incentivar uso de drogas.”

Questão de saúde pública

O deputado Vinicius Cirqueira, ex-conselheiro tutelar e que está cotado para assumir a Comissão da Criança e Adolescente da Alego, entende se tratar de uma proposta polêmica, por isso precisa ser melhor avaliada. “Até mesmo porque é uma questão de saúde pública”, enfatiza. Contudo, entende que o Brasil tem que parar de andar na contramão da história e passar a investir mais em educação.

Cirqueira diz que, tão logo assuma a presidência da Comissão da Criança e Adolescente, vai iniciar um novo trabalho de fortalecimento dos Conselhos Tutelares em todo o Estado de Goiás. “Estamos determinados a contribuir com ações que venham oferecer melhorias dias para nossas crianças e adolescentes”, sintetizou.