Ícone alego digital Ícone alego digital

Presidente concede a palavra à bancada feminina da Alego na sessão de instalação da 19ª Legislatura

15 de Fevereiro de 2019 às 10:14

Quebrando protocolo após decisão de apenas um parlamentar falar pelo Poder, na 1ª sessão legislativa ordinária de instalação da 19ª Legislatura realizada na Assembleia Legislativa de Goiás, o presidente da Casa, deputado Lissauer Vieira (PSB), deu espaço à manifestação da bancada feminina, na manhã desta sexta-feira.

Composta por somente duas parlamentares, deputadas Delegada Adriana Accorsi (PT) e deputada Lêda Borges (PSDB), a bancada feminina pediu a palavra para solicitar mais respeito às mulheres do Poder. A fala rebateu afirmação feita pelo deputado Amauri Ribeiro (PRP) ao Jornal O Popular, que insinuou que mulheres seriam contratadas pelo Legislativo pelo critério de beleza para ficar à disposição de deputados.

“Tradicionalmente esta Casa sempre concedeu a palavra a dois parlamentares [situação e oposição] nessa sessão solene. Neste ano, porém, em diálogo com o líder do Governo, Bruno Peixoto (MDB), decidimos conceder a palavra somente ao decano da Casa, Álvaro Guimarães (DEM), que falou em nome de todo o Parlamento”, disse o presidente, que continuou: “Em novo diálogo, decidimos conceder, de forma excepcional, por dois minutos, fala à bancada feminina também”, esclareceu.

A palavra, dada à Lêda Borges, foi utilizada pela parlamentar para exigir mais respeito às servidoras e demais mulheres da Casa de Leis. “Em nome destas servidoras e mulheres representativas do Estado aqui presentes, nós, servidoras da Alego, em respeito à Assembleia, pedimos respeito a esta Casa”, afirmou a deputada na plenária desta sexta-feira, 15.

Ela ainda utilizou o tempo concedido para destacar presenças honrosas de mulheres na cerimônia, como de Flávia Fernandes, representante do Conselho Estadual da Mulher e da delegada Ana Elisa, titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, Dolly Soares, do Centro de Valorização da Mulher (Cevam), Bia de Lima, do Sindicato dos Trabalhadores na Educação do Estado de Goiás (Sintego), entre outras. 

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.