Governador discursa na abertura da 19ª Legislatura na Assembleia

15 de Fevereiro de 2019 às 09:45

A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) realiza, nesta sexta-feira, 15, sessão de instalação da 19ª Legislatura. Os 41 parlamentares eleitos em 2018 estão reunidos no Plenário Getulino Artiaga para a reunião que, como manda o Regimento Interno, marca a reabertura dos trabalhos em Plenário.

A sessão conta com a presença do chefe do Executivo, governador Ronaldo Caiado (DEM), que traz sua mensagem à Casa. Ao iniciar seu pronunciamento Caiado, foi interrompido por servidores presentes à galeria do Plenário, que cobraram o pagamento de salários atrasados. O Governador respondeu dizendo que conta com a inteligência dos manifestantes para que possam separar o que é responsabilidade assumida pelo Governo da causa determinante do problema pelo qual o Estado passa, e não somente em relação aos salários atrasados.

De acordo com Caiado, sua reponsabilidade, como governador é dar qualidade de educação, de segurança e de saúde à população. “Vocês podem ter a certeza de que trabalharei em total transparência para que todos possam ter acesso aos dados do Governo. Vamos implantar um novo modelo e buscar um Estado cada vez mais transparente e acessível à todas as pessoas que desejem saber onde está sendo aplicado o dinheiro público”, falou.

Feito seu aparte em relação à manifestação, ao iniciar sua mensagem à Casa, o Governador fez um reconhecimento da capacidade do presidente da Assembleia, deputado Lissauer Vieira (PSB), de conduzir o Parlamento goiano. “Na sua competência e formação ética, moral e com princípios republicanos, dos quais jamais abriu mão, saberá governar o Poder Legislativo. Posso dizer que todos enfrentamos desafios e os de vossa excelência não são menores que os do Executivo. Mas tenho certeza que junto aos seus pares saberá superar todos eles”, destacou Caiado.

O Governador disse que é com grande honra e satisfação que cumpre seu dever institucional de se dirigir à Alego na abertura de mais um ano legislativo. “Ao que adquire ainda mais relevância na medida em que se inaugura também, na oportunidade, uma nova legislatura. É uma nova fase para a política de Goiás. Governo e Assembleia emergem da mesma eleição e do mesmo anseio de mudança e de renovação que marcou o pleito de outubro passado.”

O Governador fez um resumo de ações já tomadas neste início de Governo em relação aos incentivos fiscais, o que permitirá ao Estado uma arrecadação maior, em torno de 1 bilhão de reais em 2019, mas disse que a previsão para o Estado ainda será de grandes dificuldades.

Caiado disse também que está indo ao Governo Federal atrás de medidas e recursos e pontuou medidas de contenção de gastos que estão sendo tomadas na esfera estadual, que possam colaborar com a recuperação do Estado.

O chefe do Executivo anunciou ainda a instalação, no dia 18 de fevereiro, do Compliance em todos os órgãos do Estado, através do qual será possível o controle de todos os gastos públicos e que orientará como deve ser mantido o acesso aos convênios com todas as empresas no Estado.

Segundo o Governador, sua missão é fazer, com as medidas que já estão anunciadas, e com as que estão por vir, com que Goiás seja o modelo da Federação. Ele disse que já está enfrentando aquilo que enxerga como maior desafio para o Estado, que tem gerado prejuízos e estagnação do investimento, que é a capacidade de fornecimento de energia elétrica em Goiás.

Caiado disse que os integrantes dos Três Poderes devem estar submissos à sociedade, servindo-a, consultando-a e prestando contas diuturnamente. “É com base nessas premissas, e sem jamais me afastar delas, que governarei e pautarei minhas relações com esta Casa pela qual tenho imenso apreço e consideração”, finalizou o Governador ao dizer ser conhecedor da missão do Parlamento e seu espírito público, e de sua vontade de ter a Alego como sua parceira, porém independente em suas funções.