Ícone alego digital Ícone alego digital

Ordem de serviço

18 de Fevereiro de 2019 às 11:16
Crédito: Publicação
Ordem de serviço
Maquete da nova sede da Alego
O presidente da Assembleia, deputado Lissauer Vieira assinou nesta 5a.feira, 14, ordem de serviço para reinício da obra da sede do Legislativo. O documento foi assinado também pela diretora da Jota Ele, vencedora da licitação.

Na manhã da última quinta-feira, 14, deputados, autoridades, servidores e cidadãos reuniram-se, no Auditório Costa Lima da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), para testemunhar a assinatura da ordem de serviço que retomará a construção da nova sede da Casa de Leis. O documento foi assinado pelo presidente, deputado Lissauer Vieira (PSB), e por Renata Felix, diretora da empresa vencedora do processo licitatório, Jota Ele Construções Civis. Também subscreveram o contrato o segundo-vice-presidente, deputado Rafael Gouveia (DC), o secretário de Controle de Obras de Engenharia da Casa, Rodrigo Silva Santos, e o presidente do Sindisleg, Euclides Franco.

“Para nós é um enorme prazer e alegria podermos hoje, nessa manhã histórica, retomar as obras da nova sede do Poder Legislativo, um sonho de muitos presidentes e parlamentares que passaram por aqui”, declarou Lissauer Vieira, que em seguida destacou atuação de presidentes passados, que trabalharam na desburocratização do processo que levou ao evento deste dia. “Pegamos tudo praticamente pronto. Assumo a 19ª Legislatura com uma responsabilidade muito grande, de podermos dar sequência aos trabalhos dos ex-presidentes Helio de Sousa (PSDB) e José Vitti (PSDB)”, continuou o presidente.  

Consciente de que os trabalhos não serão finalizados dentro do biênio de sua presidência, Lissauer prometeu deixar a obra em estado adiantado, para que a administração seguinte possa concluí-la. “Espero que, ainda dentro dessa Legislatura, possamos comemorar a inauguração de obra de tamanha envergadura e de tanta importância para o Poder”, encerrou.

Em entrevista, o deputado Helio de Sousa (PSDB), um dos presentes na cerimônia, rememorou o início do processo. “Desde o começo da década de 2000 havia esse anseio de que as instalações da Assembleia se adequassem à atual demanda, que vem crescendo e não pode mais ser comportada da maneira como deveria. Assim, em 2004/2005, o então presidente da Casa, deputado Célio Silveira (PSDB), achou por bem viabilizar uma nova área para abrigar a estrutura do Poder. Tivemos uma série de percalços e agora ficamos felizes em presenciar a retomada das obras”, declarou.

O parlamentar celebrou rápido engajamento e sensibilidade da atual presidência, que nos primeiros 15 dias frente à administração já assina a ordem de serviço, e a luta do presidente anterior, ex-deputado José Vitti (PSDB), responsável, nos últimos dois anos, por articulação que levou à modernização do projeto e à abertura e conclusão do processo licitatório.

Helio de Sousa, por sua vez, que presidiu a Casa entre 2015 e 2016, foi quem retomou a iniciativa, encerrando contrato anterior e fazendo o distrato técnico e legal, comentou Rodrigo Silva Santos. Em entrevista, o secretário da Casa responsável pela obra também detalhou questões técnicas da nova sede, que deve ser entregue em menos de quatro anos. “ O cronograma foi definido contratualmente. Serão 40 meses de efetiva execução de serviço, mais três meses para ajustes. Especificamente nessa fase inicial, do término da estrutura, os prazos terão que ser obedecidos rigorosamente. Futuramente, conforme disponibilidade financeira e questões que vão além da engenharia, as coisas podem ser agilizadas”, explicou.

Renata Felix afirmou que, com a assinatura da ordem de serviço, a vencedora da licitação fica oficialmente autorizada a iniciar mobilização para o início das obras. “A partir de hoje, então, iniciamos o processo de fato”, reforçou. Os planos mais urgentes da construtora dizem respeito ao recrutamento de pessoal e à organização do canteiro, para que, em cerca de dez dias, as obras possam ser efetivamente retomadas

Prestigiaram a assinatura da ordem de serviço os parlamentares Álvaro Guimarães (DEM), Amilton Filho (SD), Antônio Gomide (PT), Cairo Salim (Pros), Chico KGL (DEM), Coronel Adailton (PP), Diego Sorgatto (PSDB), Helio de Sousa (PSDB), Henrique Arantes (PTB), Karlos Cabral (PDT), Rafael Gouveia (DC), Rubens Marques (Pros), Tião Caroço (PSDB), Thiago Albernaz (SD) e Wagner Neto (PATRI).

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.