Ícone alego digital Ícone alego digital

Governador reconhece importância da independência do Parlamento ao falar na abertura da 19ª Legislatura

15 de Fevereiro de 2019 às 12:00
Crédito: Carlos Costa
Governador reconhece importância da independência do Parlamento ao falar na abertura da 19ª Legislatura
1ª Sessão da 19ª Legislatura
Em solenidade conduzida pelo presidente Lissauer Vieira, a Assembleia Legislativa realizou nesta 6ª-feira, 15, sessão inaugural dos trabalhos da 19ª Legislatura. O governador Ronaldo Caiado trouxe sua mensagem e fez um reconhecimento da capacidade de Lissauer para conduzir o Parlamento. Caiado exaltou seu apreço e consideração pela Casa, reafirmando sua vontade de ter a Alego como parceira, porém independente em suas funções. Decano da Casa, o deputado Álvaro Guimarães discursou em nome do Legislativo. "Precisamos unir forças e buscar soluções para superar a crise e aumentar o bem-estar popular. Precisamos representar melhor nossos eleitores. Esse foi o recado das eleições, a sociedade exige mais compromisso dos poderes, principalmente do Poder Legislativo”, disse Álvaro.

A Assembleia Legislativa de Goiás realizou nesta sexta-feira, 15, sessão solene inaugural dos trabalhos da 19ª Legislatura, solenidade que teve lugar no Plenário Getulino Artiaga e foi conduzida pelo presidente da Casa, deputado Lissauer Vieira (PSB). Participaram da cerimônia o Governador do Estado, Ronaldo Caiado (DEM), o vice-governador Lincoln Tejota (Pros), além de representantes do Poder Judiciário, Tribunais de Contas, deputados federais e outras autoridades.

O Governador trouxe sua mensagem à Casa. Ele fez um reconhecimento da capacidade do presidente da Assembleia, Lissauer Vieira, de conduzir o Parlamento goiano. Segundo Caiado o recado das urnas foi claro, categórico e não há mais condições de reeditar práticas que não estejam em consonância com os princípios da transparência, da moralidade e da impessoalidade. “O povo não tolera mais a corrupção, o mau uso dos recursos públicos e o vandalismo administrativo, cuja prática me fez encontrar Goiás em estado de calamidade financeira”, apontou.

O Governador apresentou ainda o contraste resultante das referidas ações que não mais podem ser praticadas. “Nós temos hoje um Estado rico, onde se paga a maior carga tributária, mas ao mesmo tempo não temos como explicar a péssima qualidade do serviço público oferecido, em todas as áreas. É inaceitável e injustificável”, considerou.

Ele disse que os integrantes dos Três Poderes devem estar submissos à sociedade, servindo-a, consultando-a e prestando contas diuturnamente. “É com base nessas premissas, e sem jamais me afastar delas, que governarei e pautarei minhas relações com esta Casa pela qual tenho imenso apreço e consideração”, afirmou o Governador, finalizando ao dizer ser conhecedor da missão do Parlamento e seu espírito público, e de sua vontade de ter a Alego como sua parceira, porém independente em suas funções.

Em nome do Parlamento

Decano da Casa, o deputado Álvaro Guimarães (DEM) discursou em nome do Poder Legislativo. O parlamentar agradeceu pela vitória nas urnas que concedeu a ele a oportunidade de estar em seu sétimo mandato. E falou sobre a atual situação política, a qual ele disse estar passando por “uma crise moral e ética”.

Álvaro disse de sua satisfação ao falar em nome do Parlamento: "O tempo é a matéria-prima da política e o impacto dos desafios na sociedade dependem da velocidade e da forma que o Governo enfrenta os desafios e emite respostas à população. Precisamos unir forças e buscar soluções para transformar o momento de crise, aumentar o bem-estar popular. Precisamos representar melhor nossos eleitores. Esse foi o recado das eleições, a sociedade exige mais compromisso dos poderes, principalmente do Poder Legislativo”.

O deputado se dirigiu aos líderes da base governista, deputado Bruno Peixoto (MDB), de oposição, Talles Barreto (PSDB), e ao Governador do Estado, Ronaldo Caiado, apontando as missões de cada um nesta legislatura.

Por fim, frisou seu posicionamento de trabalhar pelo bem-estar comum da população goiana e da importância da harmonia dos poderes para a sustentação da sociedade. “Para superar a crise, precisamos entender que não é o Governo que precisa do apoio de seus deputados, é o Estado de Goiás que precisa de uma Assembleia atuante e competente. O equilíbrio dos poderes é uma estrada pavimentada pela independência e pela harmonia. É com espírito renovado que entro hoje neste Plenário. Pronto para responder ao chamado das urnas. É uma honra servir ao povo goiano.”

Quebra do protocolo

Após decisão de apenas um parlamentar falar pelo Poder, o presidente Lissauer Vieira deu espaço à manifestação da bancada feminina, composta pelas parlamentares Delegada Adriana Accorsi (PT) e Lêda Borges (PSDB). Elas pediram a palavra para solicitar mais respeito às mulheres do Poder. Coube à deputada Lêda Borges fazer o discurso e ela rebateu afirmações do deputado Amauri Ribeiro (PRP) a um jornal diário da Capital, há poucos dias, em que insinuou que mulheres seriam contratadas pelo Legislativo pelo critério de beleza para ficar à disposição de deputados.

Lêda exigiu mais respeito às servidoras e demais mulheres da Casa de Leis. “Em nome destas servidoras e mulheres representativas do Estado aqui presentes, nós, servidoras da Alego, em respeito à Assembleia, pedimos respeito a esta Casa”, afirmou a deputada tucana. 

Autoridades

Além do presidente Lissauer Vieira, que presidiu a cerimônia, do governador e de seu vice, compuseram a mesa diretiva as seguintes autoridades: o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ-GO), desembargador Walter Carlos Lemes; o vice-presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal, deputado distrital Rodrigo Delmasso (PRB-DF); o defensor público-geral Domilson Rabelo da Silva Júnior; o procurador-geral de Justiça de Goiás, Benedito Torres; o presidente do Tribunal de Contas de Goiás (TCE-GO), conselheiro Celmar Rech; o vice-presidente do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-GO), conselheiro Daniel Augusto Goulart; e o diretor-geral da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), Germano Stevens.

Também na mesa dos trabalhos: deputados federais José Nelto (Pode), Elias Vaz (PSB) e Zé Mário (DEM); secretários de Estado Anderson Máximo de Holanda (Casa Civil), Ernesto Roller (Governo), coronel Newton Nery de Castilho (Casa Militar), Marcos Ferreira Cabral (Desenvolvimento Social), e ex-deputado Lívio Luciano (chefe de gabinete do Governador).

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.