Caiado destaca ações do Governo

Crédito: Foto Y. Maeda
Caiado destaca ações do Governo
Governador Ronaldo Caiado
Ao discursar na instalação da 19ª Legislatura, o governador Ronaldo Caiado exaltou a importância do Parlamento, disse que fará um Governo transparente e acessível a todos e apresentou as ações já tomadas no Governo do Estado.

Ao discursar na 1ª sessão legislativa ordinária da 19ª Legislatura na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, na manhã desta sexta-feira, 15, o governador Ronaldo Caiado (DEM), disse que sua responsabilidade, como governador é dar qualidade de educação, de segurança e de saúde à população. Se dirigindo a servidores públicos que manifestavam nas galerias, falou que “Vocês podem ter a certeza de que trabalharei em total transparência para que todos possam ter acesso aos dados do Governo. Vamos implantar um novo modelo e buscar um Estado cada vez mais transparente e acessível a todas as pessoas que desejem saber onde está sendo aplicado o dinheiro público”, falou.

Reconhecimento

Ao iniciar sua mensagem à Casa, o Governador fez um reconhecimento da capacidade do presidente da Assembleia, deputado Lissauer Vieira (PSB), de conduzir o Parlamento goiano. “Na sua competência e formação ética, moral e com princípios republicanos, dos quais jamais abriu mão, saberá governar o Poder Legislativo. Posso dizer que todos enfrentamos desafios e os de vossa excelência não são menores que os do Executivo. Mas tenho certeza que junto aos seus pares saberá superar todos eles”, destacou Caiado.

O Governador disse que é com grande honra e satisfação que cumpre seu dever institucional de se dirigir à Alego na abertura de mais um ano legislativo. “Ao que adquire ainda mais relevância na medida em que se inaugura também, na oportunidade, uma nova legislatura. É uma nova fase para a política de Goiás. Governo e Assembleia emergem da mesma eleição e do mesmo anseio de mudança e de renovação que marcou o pleito de outubro passado.”

Segundo Caiado o recado das urnas foi claro, categórico e não há mais condições de reeditar práticas que não estejam em consonância com os princípios da transparência, da moralidade e da impessoalidade. “O povo não tolera mais a corrupção, o mau uso dos recursos públicos e o vandalismo administrativo, cuja prática me fez encontrar Goiás em estado de calamidade financeira”, apontou.

O Governador apresentou ainda o contraste resultante das referidas ações que não mais podem ser praticadas. “Nós temos hoje um Estado rico, onde se paga a maior carga tributária, mas ao mesmo tempo não temos como explicar a péssima qualidade do serviço público oferecido, em todas as áreas. É inaceitável e injustificável”, considerou.

Incentivos fiscais

Ele agradeceu à legislatura anterior, que aprovou alterações na legislação referente a incentivos fiscais, o que permitirá ao Estado uma arrecadação maior, em torno de 1 bilhão de reais em 2019, mas disse que a previsão para o Estado ainda será de grandes dificuldades. “Temos a expectativa de um déficit orçamentário de mais de 6 bilhões de reais, o que nos impõe cada vez mais dificuldades e a necessidade de ações conjuntas entre o Executivo e o Legislativo”, pontuou.

Caiado disse também que está indo ao Governo Federal atrás de medidas e recursos e pontuou medidas de contenção de gastos que estão sendo tomadas na esfera estadual, que possam colaborar com a recuperação do Estado. “A estrutura do Estado, servidores e poderes constituídos, consome hoje 83% de toda receita corrente líquida do Governo. Como explicar isso ao contribuinte e ao povo?” questionou.

O chefe do Executivo anunciou ainda a instalação, no dia 18 de fevereiro, do Compliance em todos os órgãos do Estado, através do qual será possível o controle de todos os gastos públicos e que orientará como deve ser mantido o acesso aos convênios com todas as empresas no Estado. “É um passo importante ao molde do que fizemos há cinco dias, quando apresentamos, em primeira mão, o Índice Multidimensional das Dependências do Estado, cujo objetivo é poder identificar a carência das pessoas pela condição em que vivem e não apenas pela renda”, explicou.

Missão

Segundo o Governador, sua missão é fazer, com as medidas que já estão anunciadas, e com as que estão por vir, com que Goiás seja o modelo da Federação. “Temos recursos naturais e humanos de primeira linha. Aqui está a vanguarda do agronegócio, que tem sustentado há décadas a economia nacional”, destacou.

Ele disse que já está enfrentando aquilo que enxerga como maior desafio para o Estado, que tem gerado prejuízos e estagnação do investimento, que é a capacidade de fornecimento de energia elétrica em Goiás. “É fundamental, portanto, que esta Casa volte a atenção junto conosco para o que é importante ao desenvolvimento do Estado, que é dar condições de fornecimento de energia elétrica a todos aqueles que aqui queiram se instalar.”

Caiado disse que os integrantes dos Três Poderes devem estar submissos à sociedade, servindo-a, consultando-a e prestando contas diuturnamente. “É com base nessas premissas, e sem jamais me afastar delas, que governarei e pautarei minhas relações com esta Casa pela qual tenho imenso apreço e consideração”, finalizou o Governador ao dizer ser conhecedor da missão do Parlamento e seu espírito público, e de sua vontade de ter a Alego como sua parceira, porém independente em suas funções.