Ícone alego digital Ícone alego digital

Jeferson Rodrigues propõe estrutura governamental de proteção ao idoso

19 de Fevereiro de 2019 às 14:51

O deputado Jeferson Rodrigues (PRB) vai apresentar na sessão ordinária desta terça-feira, 19, projeto de lei que institui o Sistema de Informação das Condições de Vida da Pessoa Idosa no Estado de Goiás. “A nossa proposta vem colocar mais um tijolo na construção de uma estrutura governamental de proteção ao idoso, criando o sistema de informação das condições de vida da pessoa idosa do Estado de Goiás”, coloca o parlamentar em sua justificativa.

E acrescenta: “Estudos e levantamentos já permitem concluir que a rapidez com que se vem desenvolvendo o envelhecimento populacional no País vai agravar os problemas dos idosos. Em 1991, as pessoas com 60 anos ou mais total da população era de 7.5%. Hoje, mais de 14 milhões de brasileiros encontram-se na faixa etária acima de 60 anos, representando pouco mais de 9% da população, e a tendência de crescimento acelerado dessa faixa da população é um fato. Em 2025, estima-se que os idosos serão 34 milhões”.

Jeferson Rodrigues argumenta que as políticas públicas não acompanham tal realidade. “E o aumento da expectativa de vida de tantos brasileiros nos fazem buscar contribuir na construção de tais soluções. A intenção é criar uma política estadual que assegure os direitos sociais, promova a integração e a reinserção do idoso na sociedade, devolvendo-o a uma participação efetiva no seu meio”, salienta o deputado.

E, depois de outras colocações justificando sua iniciativa, Jeferson Rodrigues conclui: “O respeito e a elevada dedicação aos cidadãos idosos não representam nada além do que o mínimo empenho de gratidão por tudo o que foi realizado por eles em prol das novas gerações. Portanto, honrá-los é obrigação moral, hoje e sempre”.  

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.