Ícone alego digital Ícone alego digital

Deputado Amauri Ribeiro comparece a protesto em frente à Enel contra à falta de qualidade de energia

22 de Fevereiro de 2019 às 18:13

O deputado Amauri Ribeiro (PRP) esteve presente no protesto contra a falta de qualidade no fornecimento de energia elétrica em Goiás, realizado na tarde desta sexta-feira, 22, em frente à sede da Enel. A manifestação foi pactuada por mais de 300 produtores de pecuária de leite de todo o Estado, em parceria com Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg).

Depois de contabilizarem tantas perdas, os usuários, sindicatos, cooperativas e a Federação decidiram por uma manifestação pública. Como forma de simbolizar os períodos em que ficaram sem energia elétrica, dezenas de velas acesas foram colocadas em frente à sede da empresa. Outro ato simbólico realizado na ocasião foi a doação de 4 mil litros de leite para a Vila São Cottolengo, em Trindade, e para a Casa de Eurípedes, em Goiânia, sendo metade para cada.

De acordo com Amauri Ribeiro, a Enel assinou um contrato que previa uma série de melhorias, mas que o mesmo não está sendo cumprido. “A Enel conseguiu superar a má qualidade da Celg”, afirmou. Por este motivo, ele ressalta que a Assembleia Legislativa de Goiás está formalizando uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar os termos de investimento da empresa, bem como todo o processo da privatização em questão.

“É a população goiana que vem sofrendo com esse desserviço. Temos visto um aumento constante nas taxas de energia elétrica e, num caminho inverso a isso, temos tido um serviço de má qualidade prestado à sociedade, principalmente aos produtores rurais, que chegam a ficar até 10 dias sem energia elétrica”, disse Amauri.

O presidente da Faeg, deputado federal José Mário Schreiner (DEM), explicou que, contratualmente, a Enel teria um prazo de três anos para reestabelecer os serviços de energia elétrica prestados, haja vista que a Celg não tinha mais tanta capacidade de investimento. “Só que a impressão que se tem é que se passaram dois anos e o serviço piorou. Está no momento da Enel repensar as ações que estão sendo tomadas”, elucidou.

Conforme o presidente do Sindicato Rural do município de Iporá, Adailton Antônio Leite, os recorrentes problemas de energia elétrica não recaem apenas na perda ou ausência da produção de leite, mas também culminam na queima do motor de diversos equipamentos, o que agrava as despesas. Adailton ressaltou, ainda, que somente na região de Iporá, o prejuízo dos produtores rurais chegaria a R$ 10 milhões.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.