Ícone alego digital Ícone alego digital

Campanha de saúde

14 de Março de 2019 às 18:01
Crédito: Ruber Couto
Campanha de saúde
Abertura da campanha de homeopatia contra a dengue
Assembleia promoveu, ao longo desta quinta-feira, a 20ª campanha da Diretoria de Saúde e Meio Ambiente do Trabalho no saguão da Casa, com a distribuição de 809 doses de composto homeopático que ameniza reações da dengue.

A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) promoveu, ao longo desta quinta-feira, 14, a 20ª campanha da Diretoria de Saúde e Meio Ambiente do Trabalho no saguão da Casa. Na ocasião, foram distribuídos aos servidores e visitantes do Legislativo o composto homeopático, usado para amenizar as fortes dores e a indisposição causadas pela dengue.

O composto, desenvolvido pelo Hospital de Medicina Alternativa (HMA), também pode ser usado como preventivo na epidemia. Não há restrições para uso do medicamento. Ao todo, foram oferecidas 809 doses do composto, sendo 438 delas no período matutino e 371 no vespertino.

A Diretoria de Saúde da Casa alerta que a dengue é uma doença viral aguda, sendo um problema de saúde pública em todo o mundo, especialmente em países tropicais como o Brasil. “As condições do ambiente, aliadas as características urbanas, favorecem o desenvolvimento e a proliferação do mosquito transmissor, o Aedes aegypti”, reforça a diretora de Saúde, Raquel Franco.

Segundo boletim emitido pela Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), o Estado já registrou mais de 15 mil casos de dengue até meados de fevereiro deste ano. Goiânia conta com o maior número de registros. Na sequência estão os municípios de Aparecida de Goiânia, Anápolis, Posse e Rio Verde.  

Estudos apontam que o Brasil vive, atualmente, uma situação de emergência. O País tem enfrentado, especialmente nos últimos anos, a crescente incidência de diferentes doenças atreladas ao mesmo mosquito. Dentre elas: a Zika, Chikungunya e febre amarela.

Cuidados domésticos

A diretora de Saúde da Alego lembra que, além do composto homeopático, usado como preventivo, outras medidas simples podem ser adotadas de maneira a evitar a proliferação do mosquito. “Não deixar água acumulada, ter cuidados básicos com o lixo doméstico, descartar adequadamente latas, garrafas, potes e outros utensílios”. 

A médica lembra ainda que é importante observar a presença de água acumulada em pneus, além de tampar bem os poços e caixas d’água, limpar as lajes e desentupir as calhas.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.