Ícone alego digital Ícone alego digital

Alego discute implantação de programa que permitirá acesso a bibliotecas por parte de deficientes visuais

15 de Março de 2019 às 14:45
Crédito: Divulgação
Alego discute implantação de programa que permitirá acesso a bibliotecas por parte de deficientes visuais
Visita de representante da Associação de Deficientes Visuais
Alego discute implantação de programa estadual que permitirá acesso a bibliotecas por parte de deficientes visuais. A proposta está em discussão entre o presidente da Casa, deputado Lissauer Vieira e a Secretaria de Educação.

A Assembleia Legislativa, por iniciativa do presidente Lissauer Vieira (PSB) e da Diretoria de Planejamento Estratégico da Casa, está criando e viabilizando um programa de inclusão social para pessoas que possuem deficiência visual ou dificuldade de leitura no acesso às bibliotecas públicas.

Trata-se da implantação de um aparelho de “visão artificial”, de tecnologia israelense, que escaneia textos, transformando a escrita em áudio, ajudando assim quem tem dificuldade com leitura e proporcionando o conhecimento aos deficientes visuais.

O projeto começou a ser desenvolvido na última semana, quando o presidente do Poder Legislativo, deputado Lissauer Vieira recebeu o presidente da Associação de Deficientes Visuais do Estado de Goiás (Adveg), Aldenor Carneiro, para orientação. 

O diretor de Planejamento da Casa, André Ariza Naves, o programa vai possibilitar maior acesso à leitura e pode incentivar os deputados a levá-lo para suas bases. “ Os deputados poderão levar o aparelho para os municípios, através de emendas”.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.