Ícone alego digital Ícone alego digital

Visita ao Parque da Serra de Caldas

18 de Março de 2019 às 07:20
Crédito: Carlos Costa
Visita ao Parque da Serra de Caldas
Deputado Amauri Ribeiro acompanhado pela secretária do Meio Ambiente Andréa Vulcanis visitam o Parque da Serra de Caldas
Deputado Amauri Ribeiro, membro da Comissão de Turismo, visita o local acompanhado da secretária estadual do Meio Ambiente e do presidente da Goiás Turismo. O parlamentar busca formas de incrementar o turismo na região.

Na sexta-feira, 15, o deputado Amauri Ribeiro (PRP) comandou uma visita técnica ao Parque da Serra de Caldas, acompanhado pela secretária de Estado do Meio Ambiente de Desenvolvimento Sustentável, Andréa Vulcanis. O objetivo foi conhecer a realidade da unidade de conservação a fim de buscar alternativas para ampliar a exploração das belezas e recursos naturais do local.

O deputado, que é membro da Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), disse que não conhecia o parque e afirmou estar “surpreso” com a estrutura do local. “Trazer a secretária visa melhorar as condições do Parque, já que Caldas é referência nas águas termais”, salienta.

Para o parlamentar, a visita foi importante para que sejam encontradas formas de utilizar a estrutura do Parque para fomentar o turismo local. “A própria população de Caldas não tem conhecimento das belezas locais”, salienta. Amauri disse ainda que tomou a iniciativa de convidar a secretária para conhecer a área porque pode ser uma forma de estimular as visitas.

Fomentar o turismo

Andréa Vulcanis disse que a visita foi importante para conhecer a estrutura e pensar o que pode ser feito para fomentar o turismo no Parque. “É importante sair do gabinete e conhecer uma estrutura como esta”, pontuou a gestora. A secretária salientou que o local é “ideal para elaboração de projeto de turismo voltado à geração de emprego e renda, além da preservação da unidade de conservação”.

Como proposta Andréa afirma que será possível realizar a revisão do plano de manejo do parque a fim de identificar os usos públicos e privados possíveis para a unidade. A gestora levantou a expectativa de que a partir do estudo possa ser avaliada a possibilidade de concessão da exploração do parque. “Além dos usos públicos é possível que a iniciativa privada possa participar.”

O presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, também participou da visita. Ele salientou a importância da unidade que poderá ser utilizada para incrementar o turismo na região.

Primeiro parque de Goiás

O Parque Estadual da Serra de Caldas foi criado em 1970 e tem como símbolo a seriema. Com um plano de manejo de 1997, a unidade possui nove trilhas, destas duas são utilizadas atualmente pelos visitantes.

De acordo com o gestor ambiental Maurício Tambellini, que trabalha na unidade, as trilhas utilizadas são a da Rua da Pedra, com 1.100 metros que chega à Cachoeira do Paredão; e a da Cascatinha, com 600 metros de extensão. “As outras, precisam de manutenção para que possam ser exploradas”, explicou.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.