Flávia Morais e Karlos Cabral realizam audiência pública sobre barragens em Goiás

18 de Março de 2019 às 16:14

A deputada federal Flávia Morais e o deputado estadual Karlos Cabral, ambos do PDT, promovem no dia 25 de março, audiência pública na Assembleia Legislativa de Goiás para discutir a segurança das barragens em Goiás. A reunião é resultado de requerimento apresentado pela deputada junto à Comissão Externa da Câmara Federal que investiga o desastre ambiental ocorrido na cidade mineira de Brumadinho.

O deputado Karlos Cabral é autor do projeto de lei 780/19 que dispõe sobre a criação do Programa Estadual de Segurança e Eficiência de Barragens – PESB. O projeto tem por objetivo garantir a observância de padrões de segurança de barragens de maneira a reduzir a possibilidade de acidente. A matéria também fixa diretrizes para o Programa Estadual de Barragens Publicas – PEBP, aquelas que sejam geridas ou executadas pelo Estado.

De acordo com a deputada Flávia Morais, a audiência visa articular as ações do estado de Goiás na prevenção de acidentes com barragens, com os trabalhos da Comissão da Câmara Federal.

Segundo informações da Secretaria de Meio Ambiente de Goiás (Semad), o Estado não tem um cadastro das barragens e nunca houve um projeto de fiscalização das estruturas. Em Goiás são mais de nove mil barragens de água e vinte de minérios, destas, 11 têm alto potencial de dano em caso de rompimento, também de acordo com a Semad.

Audiência Pública sobre Segurança das Barragens em Goiás

Data: 25/03/2019