Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Humberto Teófilo apresenta projeto que favorece maior acesso às mulheres nas carreiras policiais

20 de Março de 2019 às 15:23
O deputado Delegado Humberto Teófilo (PSL), apresentou nesta quarta-feira, 20, na Assembleia Legislativa um projeto de lei que reconhece a necessidade de garantir maior acesso às mulheres, quanto possível, nas carreiras policiais (militares, civis, agentes prisionais, corpo de bombeiros). Atualmente, quanto aos militares há uma previsão de 10% (dez por cento) das vagas nos concursos públicos
"Acreditamos que majorar tal quantitativo, aumentando para uma cota mínima de 20% (vinte por cento), configura uma forma de assegurar acesso cada vez mais democrático a tal gênero, que enfrenta uma luta diária por reconhecimento, respeito e direitos iguais", disse Teófilo, autor do projeto.

O projeto seguirá  em análise pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), e, se for aprovado, passará por votação em plenário.A carreira militar é comumente associada a homens, fato que é fruto de um contexto histórico que diferenciava as ocupações laborais por gênero. Contudo, percebe-se que, na contemporaneidade, tal distinção demonstra-se ultrapassada, uma vez que as mulheres já provaram que são extremamente capazes de atuar em diversas carreiras, inclusive nas militares.
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.