Ícone alego digital Ícone alego digital

Lêda Borges discute nova tecnologia de acesso à leitura para deficientes visuais

21 de Março de 2019 às 15:27

A deputada Lêda Borges (PSDB) subiu à tribuna durante o Pequeno Expediente dessa quinta-feira, 21, para parabenizar o deputado Álvaro Guimarães (DEM) pela condução da primeira reunião da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Legislação Participativa da Assembleia. Ela disse ter tido acesso a uma nova tecnologia de inclusão social e igualdade de direito a todas as pessoas com deficiência visual.

“Me foi apresentado um equipamento de Inteligência Artificial, que permite com que as pessoas com deficiência visual possam ter acesso a livros nacionais e internacionais, notas de dinheiro e semelhantes. O dispositivo é acoplado a um óculos, garantindo uma maior igualdade de direitos. Estamos muito ávidos para que essa Casa adquira, pelo menos um desses equipamentos, para nossa biblioteca da Escola do Legislativo”, declarou.

Lêda Borges disse ainda que essa nova tecnologia não descarta o método braille, que é um método de alfabetização, mas facilita a leitura de uma forma que o braile não consegue. ”Era esse meu pronunciamento nessa tarde. Agradeço a atenção dos pares”, encerrou.  

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.