Ícone alego digital Ícone alego digital

Adriana Accorsi quer implementação de bibliotecas comunitárias no Estado de Goiás

22 de Março de 2019 às 12:38

A deputada Delegada Adriana Accorsi (PT) apresentou nesta quinta-feira, 21, o projeto de lei 1064/19, que institui o programa bibliotecas comunitárias em todo o Estado de Goiás. O objetivo é implantar bibliotecas nas comunidades que não tem, ou o acesso é precário, para incentivar a leitura, facilitar a aproximação da população a livros didáticos, de pesquisa e literários. Além disso, o programa é uma forma de incentivar políticas públicas para democratizar o acesso à educação e cultura.

Adriana justifica o projeto alegando que o prazer pela leitura começa quando as pessoas têm acesso a obras literárias, e para isso é necessário que a população tenha alcance a livros. Ela também fala que o hábito da leitura deve ser estimulado desde a infância e que é necessário criar condições para o desenvolvimento da cidadania cultural. Nesses espaços, a população e voluntários poderão doar livros, revistas, periódicos e jornais para a sua implantação e desenvolvimento.

Outro ponto citado é a Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias, criada em 2015, que conta atualmente com 11 Redes locais e 115 Bibliotecas Comunitárias. A implantação desses locais em Goiás ajudará a ampliar o programa e incentivará o hábito da leitura de jovens e adolescentes.

O projeto visa atender, preferencialmente, municípios do interior e bairros da capital que não existam bibliotecas, e para isso, o Poder Executivo consignará os recursos necessários para a execução e expansão do programa. De acordo com o projeto, a Secretaria Estadual de Educação e a Secretaria de Estado da Cultura poderão celebrar convênios com prefeituras, entidades, instituições interessadas universidades e iniciativa privada.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.