Ir para o conteúdo principal

Deputados Lissauer e Humberto Aidar no Fórum Internacional para melhor gestão do lixo no Brasil e em Goiás

A- A+

Gestão de resíduos sólidos

Deputados Lissauer Vieira e Humberto Aidar representam Goiás em fórum internacional sobre o tema. Durante a conferência, os parlamentares discutiram propostas e ações voltadas para a melhor gestão do lixo no Brasil e em Goiás.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Lissauer Vieira (PSB), participou entre os dias 17 e 22 de março da missão oficial Califórnia Lixo Zero, realizada na cidade de São Francisco, nos Estados Unidos. Promovido pelo Instituto Lixo Zero, o encontro discutiu políticas de gestão de resíduos sólidos e propostas para o gerenciamento do lixo no Brasil, sobretudo no Estado de Goiás. O deputado Humberto Aidar (MDB), presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), também participou da conferência.

Lissauer destacou a importância do fórum e das discussões voltadas para a preservação do meio ambiente. Segundo ele, as experiências adquiridas durante o evento são inovadoras e poderão ser aplicadas no Brasil. 

“Sabemos da relevância desse tema, que é de interesse da população de todo o planeta. Precisamos repensar a forma de gerenciar o lixo em nosso país, buscando melhores alternativas e apresentando propostas sustentáveis, visando preservar o meio-ambiente. Todo o conhecimento que adquirimos em São Francisco servirá como base para implantarmos políticas públicas nesse sentido no Estado de Goiás e também no Brasil”, afirmou. 

A escolha do local do Fórum não foi ao acaso. Desde 1996, São Francisco, que é a 4ª maior cidade da Califórnia e uma das mais verdes dos EUA, se prepara para alcançar a meta Lixo Zero. Hoje, mais de 85% dos resíduos produzidos na cidade já deixaram de ser encaminhados para os aterros sanitários e são reintroduzidos nos processos produtivos. Todos os materiais são projetados para permitir sua recuperação e uso pós-consumo.

Debates e seminários

A conferência contou com uma extensa programação que incluiu debates e seminários sobre educação ambiental, compostagem, reciclagem, design, marketing e tecnologia, além de visitas técnicas à centros de pesquisa e reciclagem de São Francisco.

O deputado Humberto Aidar destacou que apesar do Brasil viver uma realidade distinta da dos Estados Unidos, existem ideias interessantes e que podem ser aplicadas em Goiás. “Isso gera divisa, inclusive nas cooperativas, que oportuniza os filhos dos cooperados a estudarem em escolas particulares. Existe a questão da cultura, mas existem leis aplicadas. Você é obrigado, por lei, a separar seu lixo, passível de multa, aliando a educação com a legislação. Respeitando nossas diferenças, muita coisa é possível de ser aplicada”, enfatizou.

O parlamentar disse ainda que sua ideia, juntamente com o presidente da Casa, é de começar pela Assembleia dando exemplo. Lembrou da instituição Lixo Zero, que promoveu o fórum internacional, e diz que a proposta seria transformar o Parlamento Goiano em lixo zero.

“Queremos que todos os gabinetes e sessões comecem a separar seu lixo, e não só isso, que esse lixo tenha uma destinação. Não adianta separar e ir tudo para o aterro. Existem medidas que são perfeitamente viáveis e aplicáveis aqui em Goiás. Vamos reunir os deputados, fazer palestras e dar um ponta pé inicial interessante, no que diz respeito ao destino do lixo no nosso Estado”, finalizou Humberto.

O convite para o evento foi feito pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), entidade de representação dos deputados estaduais no país. Atualmente, o órgão é a única instituição com reconhecimento legítimo perante o Supremo Tribunal Federal (SFT) e o Superior Tribunal de Justiça (STJ) de representatividade dos 1059 parlamentares estaduais e das 27 Casas Legislativas do Brasil.

Assembleia em Tempo Real

24/04/2019

19:10 - Encerramento das atividades

17:52 - Escola do Legislativo e o Instituto Legislativo Brasileiro firmam convênio

17:30 - Adriana Accorsi promove reunião com entidades para avaliar contratos do Minha Casa Minha Vida

17:06 - Encerrada sessão ordinária desta quarta-feira, 24

17:02 - Adiada votação da indicação de Maria Euzébia de Lima para o Conselho Estadual de Educação

16:37 - Deputados mantem veto integral sobre proposta que criava política de agricultura irrigada

16:35 - Aprovada indicação de Eduardo Mendes Reed para o Conselho Estadual de Educação

16:33 - Aprovada indicação de Sebastião Lázaro para o Conselho Estadual de Educação

16:22 - Projeto que autoriza uso de chapéu em plenário é aprovado em primeira votação

16:07 - Lissauer Vieira indefere PEC apresentada por Thiago Albernaz

16:00 - Talles Barreto rebate, na tribuna, discursos de três parlamentares

15:55 - Lêda Borges critica rejeitação de sua PEC e reapresentação com conteúdo semelhante

15:48 - Virmondes Cruvinel diz que Fórum do Setor Energético vai retomar reuniões e audiências

15:46 - Adriana Accorsi critica privatização da Celg e qualidade do serviço prestado pela Enel

15:38 - Alysson Lima critica aumento da tarifa de ônibus em Goiânia e Região Metropolitana

15:35 - Thiago Albernaz diz que bancada cristã não aceitará defensor de ideologia de gênero no Conselho de Educação

15:31 - Estudantes de direito prestigiam sessão ordinária

15:29 - Ao todo, 25 deputados apresentam matérias durante a sessão desta quarta-feira, 24

15:23 - Projetos e vetos da Governadoria são lidos no expediente desta quarta-feira, 24

14:59 - Aberta sessão ordinária desta quarta-feira, 24

14:51 - Karlos Cabral declara encerrada reunião da Comissão de Finanças

14:30 - Comissão de Finanças vota projetos do Governo e de parlamentares

14:03 - Reunião da Comissão de Finanças é aberta nesta tarde

13:37 - Lissauer Vieira propõe iniciação científica em currículos do ensino médio e fundamental

Assembleia Legislativa do Estado de Goiás - Palácio Alfredo Nasser - Alameda dos Buritis, 231.
Setor Oeste - CEP: 74115-900 - Tel: (62) 3221-3000. CNPJ: 02.474.419/0001-00.

Carregando...