Ícone alego digital Ícone alego digital

Gestão de resíduos sólidos

26 de Março de 2019 às 07:00
Crédito: Divulgação
Gestão de resíduos sólidos
Deputados Lissauer e Humberto Aidar no Fórum Internacional para melhor gestão do lixo no Brasil e em Goiás
Deputados Lissauer Vieira e Humberto Aidar representam Goiás em fórum internacional sobre o tema. Durante a conferência, os parlamentares discutiram propostas e ações voltadas para a melhor gestão do lixo no Brasil e em Goiás.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Lissauer Vieira (PSB), participou entre os dias 17 e 22 de março da missão oficial Califórnia Lixo Zero, realizada na cidade de São Francisco, nos Estados Unidos. Promovido pelo Instituto Lixo Zero, o encontro discutiu políticas de gestão de resíduos sólidos e propostas para o gerenciamento do lixo no Brasil, sobretudo no Estado de Goiás. O deputado Humberto Aidar (MDB), presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), também participou da conferência.

Lissauer destacou a importância do fórum e das discussões voltadas para a preservação do meio ambiente. Segundo ele, as experiências adquiridas durante o evento são inovadoras e poderão ser aplicadas no Brasil. 

“Sabemos da relevância desse tema, que é de interesse da população de todo o planeta. Precisamos repensar a forma de gerenciar o lixo em nosso país, buscando melhores alternativas e apresentando propostas sustentáveis, visando preservar o meio-ambiente. Todo o conhecimento que adquirimos em São Francisco servirá como base para implantarmos políticas públicas nesse sentido no Estado de Goiás e também no Brasil”, afirmou. 

A escolha do local do Fórum não foi ao acaso. Desde 1996, São Francisco, que é a 4ª maior cidade da Califórnia e uma das mais verdes dos EUA, se prepara para alcançar a meta Lixo Zero. Hoje, mais de 85% dos resíduos produzidos na cidade já deixaram de ser encaminhados para os aterros sanitários e são reintroduzidos nos processos produtivos. Todos os materiais são projetados para permitir sua recuperação e uso pós-consumo.

Debates e seminários

A conferência contou com uma extensa programação que incluiu debates e seminários sobre educação ambiental, compostagem, reciclagem, design, marketing e tecnologia, além de visitas técnicas à centros de pesquisa e reciclagem de São Francisco.

O deputado Humberto Aidar destacou que apesar do Brasil viver uma realidade distinta da dos Estados Unidos, existem ideias interessantes e que podem ser aplicadas em Goiás. “Isso gera divisa, inclusive nas cooperativas, que oportuniza os filhos dos cooperados a estudarem em escolas particulares. Existe a questão da cultura, mas existem leis aplicadas. Você é obrigado, por lei, a separar seu lixo, passível de multa, aliando a educação com a legislação. Respeitando nossas diferenças, muita coisa é possível de ser aplicada”, enfatizou.

O parlamentar disse ainda que sua ideia, juntamente com o presidente da Casa, é de começar pela Assembleia dando exemplo. Lembrou da instituição Lixo Zero, que promoveu o fórum internacional, e diz que a proposta seria transformar o Parlamento Goiano em lixo zero.

“Queremos que todos os gabinetes e sessões comecem a separar seu lixo, e não só isso, que esse lixo tenha uma destinação. Não adianta separar e ir tudo para o aterro. Existem medidas que são perfeitamente viáveis e aplicáveis aqui em Goiás. Vamos reunir os deputados, fazer palestras e dar um ponta pé inicial interessante, no que diz respeito ao destino do lixo no nosso Estado”, finalizou Humberto.

O convite para o evento foi feito pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), entidade de representação dos deputados estaduais no país. Atualmente, o órgão é a única instituição com reconhecimento legítimo perante o Supremo Tribunal Federal (SFT) e o Superior Tribunal de Justiça (STJ) de representatividade dos 1059 parlamentares estaduais e das 27 Casas Legislativas do Brasil.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.