Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Zé Carapô apresenta projeto que institui seguro garantia de execução em licitações e contratos do Executivo

28 de Março de 2019 às 13:49

Está em tramitação na Assembleia Legislativa o projeto de lei nº 1282/19, de autoria do deputado Zé Carapô (DC) que pretende estabelecer mudanças na Lei nº 17.928, de 27 de dezembro de 2012, que dispõe sobre normas suplementares de licitações e contratos pertinentes a obras, compras e serviços, bem como convênios, outros ajustes e demais atos administrativos, negociados no Estado de Goiás.

Na prática, o processo irá implementar inovações normativas, no sentido de respaldar uma atuação fiscalizadora mais intensa do contrato administrativo, quando a garantia contratual for o seguro garantia, tanto por parte da seguradora como do seguro, no caso a administração pública.

É apresentado na matéria a seguinte norma: “é obrigatória a contratação de seguro-garantia de execução de contrato pelo contratado (tomador) em favor da administração pública do Estado de Goiás (segurado) ”. O processo explica ainda que essa obrigação abrange todos os contratos públicos de obras e de fornecimento de bens ou de serviços, ficando ainda garantido a notificação de expectativa de sinistro, caso haja não execução ou execução parcial do serviço.

O deputado Zé Carapô explica ainda, em sua justificativa que “este projeto de lei não dispõe sobre normas, nem política de seguro, porque rege a relação entre a seguradora e a administração pública Estadual, sem adentrar nos meandros do contrato de seguro entabulado entre a seguradora e o tomador (particular contratante). Não há ofensa, pois, ao art. 22, VII, da Constituição Federal”, justificou.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.