Coronel Adailton recebe a jovem cientista dos Emirados Árabes

10 de Abril de 2019 às 16:37

O deputado Coronel Adailton (PP), através do trabalho do deputado federal Adriano do Baldy, recebeu, nesta segunda-feira, 8, a jovem cientista Alia Al Mansoori, nascida em Dubai, nos Emirados Árabes, que veio ao Brasil pela primeira vez e esteve em Anápolis, acompanhada de seus pais. Começando sua estada na cidade, ela foi à Ala 2, da unidade da Força Aérea Brasileira, onde a menina prodígio fez questão de conhecer as diversas dependências, assistiu a palestra do comandante coronel aviador Antônio Marcos Godoy Mioni Rodrigues, que expôs um vídeo sobre os serviços de monitoramento e defesa do espaço aéreo brasileiro, prestado por um corpo militar capacitado.

A adolescente Alia mostrou-se muito interessada em conhecer as aeronaves da antiga Base Aérea de Anápolis. Ela foi ciceroneada pelo comandante coronel Antônio Marcos e pela assessoria do deputado coronel Adailton, quando adentrou a cabine dos caças supersônicos M-2000 e F-5. Por causa do tempo chuvoso, ela não pode conhecer, por dentro, o Embraer EMB-145 AEW&C ou E-99, aeronave de Alerta Aéreo Antecipado e Controle, com capacidade autônoma de vigilância e controle aéreo.

Depois da Ala 2, a visita foi ao Colégio Estadual da Polícia Militar de Goiás, Dr. César Toledo, onde Alia Al Mansoori teve a recepção calorosa dos alunos e autoridades presentes. Ela ficou encantada com tamanha reverência, fascínio e disciplina dos alunos, que a olhavam com o encantamento próprio da juventude que se vê representada por uma sumidade científica.

Durante sua visita, Alia palestrou para os estudantes, professores e imprensa, sobre a competição “Genes in Space”, que venceu em 2017, conseguindo enviar, pela NASA, um experimento que se propôs a estudar como a exposição ao espaço sideral pode afetar a saúde dos organismos vivos.

Alia Al Mansoori recebeu do comandante diretor do CEPMG César Toledo, tenente coronel Luciano Souza Magalhães, um uniforme completo da instituição, e finalizou sua exposição propondo ao colégio a criação da Olimpíada de Ciência, durante a qual ela se dispôs a voltar ao Brasil para entregar os prêmios aos vencedores.

Contribuição ao futuro

Alia Al Mansoori é digna de todas as homenagens, pois, aos 15 anos, teve um artigo inserido na Public Library of Science (PLOS), de San Francisco, Califórnia, EUA, comprovando os efeitos de uma viagem espacial sobre o DNA. O feito admirável se deu em outubro de 2018. A descoberta da menina cientista significa uma grande mudança que permitirá às tripulações humanas permanecerem por um tempo muito maior no espaço profundo (atualmente, o prazo é, de no máximo, um ano).

A pesquisa revelou que um dos locais mais vulneráveis para danos de radiação cósmica é o DNA, onde mutações podem levar ao desenvolvimento do câncer. A combinação de microgravidade e radiação cósmica impactam negativamente em muitos processos biológicos, imunológicos e no sistema nervoso de seres humanos e de outros organismos. O desafio, agora, é mitigar esses riscos à saúde para propiciar as viagens espaciais mais longas.

A ousadia de Alia Al Mansoori vai longe, pois aos 16 anos ela já trabalha firme no preparo técnico e científico, para, segundo ela, ser a primeira astronauta a pisar o solo do planeta Marte.

Ao final das visitas, o deputado Coronel Adailton agradeceu a intervenção do deputado Adriano do Baldy, que viabilizou a vinda da cientista a Anápolis, aos pais da jovem cientista, à Ala 2, ao CEPMG César Toledo, que proporcionaram este evento importante.