Ícone alego digital Ícone alego digital

Alego promove ações sobre cuidados com a voz

17 de Abril de 2019 às 12:00
Crédito: Sérgio Rocha
Alego promove ações sobre cuidados com a voz
Campanha Nacional da Voz
Alego, por intermédio da Diretoria de Saúde e Meio Ambiente do Trabalho, promoveu nesta 4ª-feira, 17, atividades sobre importância dos cuidados com a voz. Na pauta, orientações e palestras a servidores e visitantes.

Em comemoração ao Dia Mundial da Voz, 16 de abril, a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), por meio da Diretoria de Saúde e Meio Ambiente do Trabalho, promoveu na manhã desta quarta-feira, 17, atividade de conscientização de servidores e visitantes da Casa, sobre a importância da voz. Para brindar a importância da voz, o evento foi aberto pelo cantor Alessandro Nascimento, servidor da Casa.

Fruto de parceria da Alego com a Academia Brasileira de Laringologia e Voz (ABLV) e a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF), dentro da 21ª edição da Campanha Nacional da Voz, foram realizadas duas palestras sobre a importância da voz, e orientações preventivas para manutenção da saúde vocal.

Nascimento, além de números musicais conhece a necessidade da saúde vocal. O músico ressaltou a importância da voz. “As pessoas que usam a voz para trabalhar precisam se cuidar. O auxílio dos profissionais é fundamental para a manutenção da voz saudável”, reiterou.

A atividade foi organizada pela diretora de Saúde e Meio Ambiente do Trabalho, médica Raquel Lúcio Franco. Ela salientou a importância das parcerias, que buscam enfatizar a necessidade dos cuidados com a voz. “O objetivo é alertar para as inúmeras doenças que podem acometer as pessoas, e se manifestar por meio de alterações pequenas no timbre da voz, rouquidão. Inicialmente podem não representar nada, mas podem evoluir para doenças mais sérias”, explicou.

Prevenção

O médico otorrinolaringologista Leandro Castro Velasco salientou a necessidade da prevenção e esclareceu sobre sinais de alerta, como rouquidão por período superior a duas semanas, como sintomas indicativos de que o paciente precisa procurar um especialista.

Segundo ele, há necessidade de cuidados preventivos, para doenças benignas, provocadas pelo abuso vocal. “Professores, radialistas, além de outros profissionais que fazem uso da voz podem apresentar algum tipo de lesão nas cordas vocais, caso não se previnam”, alertou.

O especialista esclareceu ainda sobre os cânceres de laringe. O Brasil está em segundo lugar nesse tipo de ocorrências. “Tabagismo e etilismo (consumo de álcool), com o tempo, podem provocar este tipo de doença”, disse.

Cuidados e diagnóstico

A fonoaudióloga Alessandra Brito, além de falar dos cuidados com o uso da voz, ainda ensinou algumas práticas importantes para a manutenção da saúde vocal. “Seja você amigo da sua voz”, recomendou a especialista. “Sua voz é sua identidade digital e sinaliza para como está sua saúde.”

A profissional ressaltou a importância da voz para aqueles que necessitam dela profissionalmente. E frisou, ainda, que, inclusive para entrevistas de emprego, a voz é uma ferramenta importante para demonstrar a personalidade do profissional.

Além de alertar para os cuidados com a voz, que podem ser realizados por meio de exercícios, e em casos mais severos, com uso de medicamentos, a fonoaudióloga salientou que, diante de sinais de alteração com a voz, é necessário procurar o otorrino para um diagnóstico, e que o tratamento será desenvolvido em conjunto com o profissional de fonoaudiologia.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.