Região Metropolitana do Entorno

Crédito: Sérgio Rocha
Região Metropolitana do Entorno
Audiência sobre a criação da Região Metropolitana do Entorno
Iniciativa da deputada Lêda Borges, audiência pública nesta 4ª-feira, 24, discutiu a criação da Região Metropolitana do Entorno, medida que tramita no Congresso Nacional. O deputado Wilde Cambão participou do evento.

A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) realizou audiência pública na manhã desta quarta-feira, 24, para discutir a Medida Provisória (MP) nº 862, em tramitação no Congresso Nacional, que propõe a criação da Região Metropolitana do Entorno do Distrito Federal (RME-DF). Autora da iniciativa, a deputada Lêda Borges (PSDB) fez avaliação positiva do debate.

“Com certeza, temos mais um passo à frente para as negociações com autoridades competentes que estamos fazendo com vistas à aprovação da MP 862. Colhemos importantes posicionamentos que, acreditamos, vão contribuir para que cheguemos logo a um consenso para acelerar a criação da tão buscada Região Metropolitana do Entorno do DF”, frisou a parlamentar.

Lêda presidiu a mesa dos trabalhos, que foi composta das seguintes autoridades: Pábio Mossoró (PSDB), prefeito de Valparaíso e vice-presidente da Associação dos Municípios Adjacentes a Brasília (Amab); e o advogado Luciano José Braz de Queiroz, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Subseção de Luziânia, palestrante do evento; e o deputado Wilde Cambão (PSD).

Também participaram do debate os vereadores: Rosemar Trajano Silva (PTB), presidente da Câmara de Abadiânia; Sérgio Antônio (PTB), Angelina Enfermeira Rodrigues (PV) e Neuza Diniz (PR) também de Abadiânia; Alceu Gomes (PSDC), de Valparaíso; Fábio Francisco Régis (MDB), de Alto Paraíso; Tatiane Morais Gomes (PSDB), de Padre Bernardo. E mais: Plácido Cunha, secretário de Governo; e Jordame Barbosa, secretário de Desenvolvimento Econômico de Valparaíso.

Mossoró disse que está motivado com as negociações para criação da RME e elogiou o trabalho que está sendo realizado pela deputada Lêda Borges. “Ela é moradora de Valparaíso e representa muito bem nossa região”, frisou. Ele manifestou a convicção de que a nova região viabilizará investimentos no município, especialmente no transporte que, disse, aflige os habitantes de Valparaíso. “Essa audiência pública serviu para fortalecer nossas ações, até porque é importante esgotar todas essas discussões para que ninguém seja prejudicado no trâmite.”

Dificuldades

Luciano Braz falou das dificuldades enfrentadas pelos moradores do Entorno, sobretudo em áreas como educação, saúde, infraestrutura e segurança pública, enfatizando a necessidade urgente da criação da Região em discussão. Também enfatizou a responsabilidade de Goiás, Distrito Federal e Minas Gerais de cuidar de cerca de 3 milhões de habitantes que vivem na região. Citou que a criação da Região Metropolitana do Entorno traz uma série de vantagens, tais como: sistema integrado de alocação de recursos, planejamento das funções públicas, resolução de problemas que atingem diretamente a população.

Wilde Cambão deixou evidente a motivação dele com a criação da Região Metropolitana do DF ao fazer uso da palavra. Salientou que essa medida vem ao encontro do mais profundo anseio da população, que sofre com a falta de investimento na região, especialmente em transporte, educação, saúde, infraestrutura e segurança pública. “Temos que unir forças cada vez mais por esse objetivo, haja vista que temos que encontrar um caminho para que a população do Entorno tenha qualidade de vida”, enfatizou.

A palavra foi aberta ao público, oportunidade que Alceu Gomes deixou evidente a urgência da criação da RME.

Lêda Borges espera que seja aprovado a qualquer momento o relatório favorável à criação da Região Metropolitana do Entorno feito pelo deputado federal goiano José Nelto (Podemos). Lembra que a MP 862, assinada pelo ex-presidente da República Michel Temer (MDB) e que altera o Estatuto da Metrópole (Lei 13.089/2015) para permitir que o DF integre região metropolitana com municípios limítrofes ao seu território, expira no dia 14 de maio. A deputada frisou os apoios dos deputados Tião Caroço (PSDB) e Wilde Cambão para a criação da RME, que, está convicta, resolverá de vez os problemas dos municípios do Entorno do DF.