Ícone alego digital Ícone alego digital

Região Metropolitana do Entorno

24 de Abril de 2019 às 12:16
Crédito: Sérgio Rocha
Região Metropolitana do Entorno
Audiência sobre a criação da Região Metropolitana do Entorno
Iniciativa da deputada Lêda Borges, audiência pública nesta 4ª-feira, 24, discutiu a criação da Região Metropolitana do Entorno, medida que tramita no Congresso Nacional. O deputado Wilde Cambão participou do evento.

A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) realizou audiência pública na manhã desta quarta-feira, 24, para discutir a Medida Provisória (MP) nº 862, em tramitação no Congresso Nacional, que propõe a criação da Região Metropolitana do Entorno do Distrito Federal (RME-DF). Autora da iniciativa, a deputada Lêda Borges (PSDB) fez avaliação positiva do debate.

“Com certeza, temos mais um passo à frente para as negociações com autoridades competentes que estamos fazendo com vistas à aprovação da MP 862. Colhemos importantes posicionamentos que, acreditamos, vão contribuir para que cheguemos logo a um consenso para acelerar a criação da tão buscada Região Metropolitana do Entorno do DF”, frisou a parlamentar.

Lêda presidiu a mesa dos trabalhos, que foi composta das seguintes autoridades: Pábio Mossoró (PSDB), prefeito de Valparaíso e vice-presidente da Associação dos Municípios Adjacentes a Brasília (Amab); e o advogado Luciano José Braz de Queiroz, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Subseção de Luziânia, palestrante do evento; e o deputado Wilde Cambão (PSD).

Também participaram do debate os vereadores: Rosemar Trajano Silva (PTB), presidente da Câmara de Abadiânia; Sérgio Antônio (PTB), Angelina Enfermeira Rodrigues (PV) e Neuza Diniz (PR) também de Abadiânia; Alceu Gomes (PSDC), de Valparaíso; Fábio Francisco Régis (MDB), de Alto Paraíso; Tatiane Morais Gomes (PSDB), de Padre Bernardo. E mais: Plácido Cunha, secretário de Governo; e Jordame Barbosa, secretário de Desenvolvimento Econômico de Valparaíso.

Mossoró disse que está motivado com as negociações para criação da RME e elogiou o trabalho que está sendo realizado pela deputada Lêda Borges. “Ela é moradora de Valparaíso e representa muito bem nossa região”, frisou. Ele manifestou a convicção de que a nova região viabilizará investimentos no município, especialmente no transporte que, disse, aflige os habitantes de Valparaíso. “Essa audiência pública serviu para fortalecer nossas ações, até porque é importante esgotar todas essas discussões para que ninguém seja prejudicado no trâmite.”

Dificuldades

Luciano Braz falou das dificuldades enfrentadas pelos moradores do Entorno, sobretudo em áreas como educação, saúde, infraestrutura e segurança pública, enfatizando a necessidade urgente da criação da Região em discussão. Também enfatizou a responsabilidade de Goiás, Distrito Federal e Minas Gerais de cuidar de cerca de 3 milhões de habitantes que vivem na região. Citou que a criação da Região Metropolitana do Entorno traz uma série de vantagens, tais como: sistema integrado de alocação de recursos, planejamento das funções públicas, resolução de problemas que atingem diretamente a população.

Wilde Cambão deixou evidente a motivação dele com a criação da Região Metropolitana do DF ao fazer uso da palavra. Salientou que essa medida vem ao encontro do mais profundo anseio da população, que sofre com a falta de investimento na região, especialmente em transporte, educação, saúde, infraestrutura e segurança pública. “Temos que unir forças cada vez mais por esse objetivo, haja vista que temos que encontrar um caminho para que a população do Entorno tenha qualidade de vida”, enfatizou.

A palavra foi aberta ao público, oportunidade que Alceu Gomes deixou evidente a urgência da criação da RME.

Lêda Borges espera que seja aprovado a qualquer momento o relatório favorável à criação da Região Metropolitana do Entorno feito pelo deputado federal goiano José Nelto (Podemos). Lembra que a MP 862, assinada pelo ex-presidente da República Michel Temer (MDB) e que altera o Estatuto da Metrópole (Lei 13.089/2015) para permitir que o DF integre região metropolitana com municípios limítrofes ao seu território, expira no dia 14 de maio. A deputada frisou os apoios dos deputados Tião Caroço (PSDB) e Wilde Cambão para a criação da RME, que, está convicta, resolverá de vez os problemas dos municípios do Entorno do DF.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.