Ícone alego digital Ícone alego digital

Deputados mantem veto integral sobre proposta que criava política de agricultura irrigada

24 de Abril de 2019 às 16:37

Os deputados mantiveram o veto integral contido no processo n° 4485/2018, que trata do Autógrafo de Lei nº 344, de 28 de agosto de 2018, com 30 votos favoráveis e uma abstenção. A matéria, originalmente proposta pelo deputado Jeferson Rodrigues (PRB), alterava a Lei estadual nº 18.995, de 03 de setembro de 2015, que dispõe sobre a política estadual de agricultura irrigada.

O autor da matéria subiu à tribuna para argumentar que havia proposto o projeto de lei para levar a discussão para a sociedade sobre o uso das águas em Goiás. Para Jeferson Rodrigues, a ideia era restringir a captação de águas para preservar as bacias hidrográficas. “Havíamos discutido a matéria dentro de um contexto de baixas chuvas e crise hídrica”, esclareceu.

O deputado Helio de Sousa (PSDB) argumentou que o veto deveria ser mantido porque poderia impactar diretamente a produção agrícola em Goiás. “Poderíamos, sem o veto integral, causar transtornos à produção agrícola em nossos Estado. Entendo que a manutenção do veto é a decisão mais acertada”, afirmou o tucano.

O veto foi efetivado pelo Executivo com base em orientação da Procuradoria-Geral do Estado de Goiás (PGE/GO), sintetizada nos seguintes fundamentos: a matéria constante do autógrafo de lei é de competência da União, em razão da competência desta para "instituir sistema nacional de gerenciamento de recursos hídricos e definir critérios de outorga de direitos de seu uso" e também para legislar sobre "águas" (CRFB, art. 21, XIX, 22, IV), entre outros fatores. 

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.