Com apoio de Adriana Accorsi, audiência pública discute assédio nas escolas

25 de Abril de 2019 às 18:37

Com o objetivo de promover o combate ao assédio sexual nas escolas, audiência pública promovida pela vereadora Dra. Cristina (PSDB) e pelo clube De Elas, Para Elas, ocorreu nesta quarta-feira, 24. O evento foi realizado no auditório Vereador Carlos Eurico, na Câmara Municipal de Goiânia, e é a primeira ação realizada pelo clube. A deputada estadual Delegada Adriana Accorsi (PT) apoiou a causa e enviou a representante Sueli das Dores para representá-la durante o evento.

Dando ênfase em sua missão de mudar práticas e hábitos dessa “cultura de violência e silenciamento” durante seu mandato, a vereadora Dra. Cristina falou sobre sua experiência, afirmando ter sido violentada aos 20 anos, ao ter tido seu corpo queimado. Em seu discurso, a vereadora ressaltou a importância de enfocar mais no personagem assediador, que na vítima, como geralmente é feito.

Durante o evento tiveram local de fala a defensora pública Dra. Gabriela Hamdan; a comentarista da Rádio Interativa Aava Santiago; o procurador da República, Jorge Medeiros; a delegada Ana Elisa Gomes Martins; a psicóloga Letícia Bahia e a jovem Anna Luiza Vila Verde, responsável por organizar manifestações em Goiânia. Por todos os que se posicionaram, foi destacada a importância do incentivo à denúncia quando se passa por esse tipo de violência, de trabalhar a mensagem de igualdade de gênero nas escolas.

De acordo com a jovem fundadora e presidente do clube em Goiânia, Bruna Guedes, de 18 anos, o objetivo do clube é atender as demandas específicas de cada comunidade, por meio de ações voluntárias. Desse modo, os casos recentes expostos na mídia sobre assédios ocorridos em escolas justificam a necessidade da audiência.

O clube De Elas, Para Elas foi criado no dia 8 de março deste ano e conta com 19 meninas em sua equipe. É ligado ao movimento internacional Girl Up Club, criado pela Fundação das Nações Unidas. O objetivo principal do clube consiste em promover ações em prol da igualdade de gênero, empoderamento feminino e servir de apoio às mulheres vítimas de violência.