Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Projeto de Iso Moreira institui Dia do Quilombola em Goiás

29 de Abril de 2019 às 14:25

Aprovado no último dia 17, em segunda e última votação, segue agora para sanção do governador Ronaldo Caiado o projeto de lei do deputado Iso Moreira (DEM) que institui o Dia do Quilombola em Goiás, a ser comemorado em 20 de novembro. O Estado possui 33 comunidades quilombolas, sete delas em processo de certificação pela Fundação Palmares.

Entre as comunidades, destaca-se a dos Calungas, localizada ao norte da Chapada dos Veadeiros. É considerada como sendo o maior quilombo em extensão territorial do Brasil, com 253 mil hectares e cerca de quatro mil habitantes. Em 1991, a área foi reconhecida pelo Governo de Goiás como sítio histórico e patrimonial da cultura calunga.

Segundo Iso Moreira, o projeto de lei objetiva preservar uma cultura genuína, ligada a uma das raças mais importantes na formação étnica-cultural do Brasil, particularmente de Goiás, desde os seus primórdios: “Um dos traços de uma sociedade em processo de evolução é o respeito por sua história e o entendimento de que o passado deve ser preservado para o conhecimento das futuras gerações”, ressaltou o parlamentar.

Os quilombolas – Os quilombolas eram escravos fugidos das fazendas do Brasil, cujos quilombos começaram a ser constituídos no período colonial, entre os séculos XVII e XVIII. As comunidades quilombolas foram impulsionadas pela mão de obra escrava fugitiva das grandes lavouras da época e da mineração, e se estabeleceram notadamente na Bahia, Pernambuco, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais e Alagoas. Os quilombos representaram uma das formas de resistência ao regime escravocrata, que vigorou no Brasil desde o início da colonização portuguesa até o 13 de maio de 1888.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.