Para Coronel Adailton em Anápolis a Saúde não tem partido

02 de Maio de 2019 às 13:00

O deputado Coronel Adailton (PP)  acompanhou, recentemente,  a comitiva dos vereadores de Anápolis, em visita de trabalho ao secretário estadual de Saúde, médico Ismael Alexandrino Júnior. Na ocasião, o parlamentar endossou as reivindicações dos vereadores, no que tange ao setor de saúde pública na terceira cidade mais populosa de Goiás, que atende a dezenas de municípios da região e até pessoas oriundas de outros estados brasileiros. O deputado preocupa-se com a superlotação das unidades de saúde que atendem a população anapolina, com especial atenção ao Hospital de Urgências de Anápolis Dr. Henrique Santillo e à Santa Casa de Misericórdia, ambos passando por dificuldades financeiras e administrativas, sobretudo depois da mudança de Governo.

Sempre receptivo aos pleitos da Manchester goiana, o secretário Ismael Alexandrino garantiu que, em aproximadamente 60 dias, o Huana terá nova gestão, com mais 22 novos leitos e ainda terá a ação do Governo do Estado na Santa Casa de Misericórdia de Anápolis, oficializando nova pactuação, visto que o contrato anterior está vencido desde dezembro de 2018. Outra providência importante será a aceleração das discussões, para que o sistema de regulação de leitos tenha alterada sua forma de aplicação, deixando de ser atribuição dos municípios para ser gerida pelo Estado.

Mesmo mantendo-se numa postura de oposição propositiva, o deputado Coronel Adailton ficou satisfeito com os resultados da reunião e comemora o anúncio do secretário Ismael Alexandrino, que revelou a intenção do Governo Estadual de, nos próximos quatro anos, construir o novo Hospital Oncológico de Goiás, sediado em Anápolis. O secretário falou: “precisamos resgatar a dignidade da Saúde em Anápolis e o Estado fará todos os esforços para tal”.

Outro gargalo do setor de Saúde em Anápolis, que o deputado Coronel Adailton quer ajudar a resolver, é o recadastramento do cartão SUS, como demanda prioritária. A cidade, com 381.970 (estimativa do IBGE), conta com um milhão de cartões SUS, ou seja, o atendimento à população local está sendo prejudicado pelo excesso de usuários que, por vias diversas, estão utilizando do sistema, que foi projetado para determinado número de pessoas, mas está atendendo outro bem maior.

O deputado Coronel Adailton disse que, representando Anápolis na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, atua no acompanhamento das demandas apresentadas pela Câmara Municipal de Anápolis ao secretário estadual de Saúde. Ele constata que: “O Governo demonstra que vai continuar investindo na saúde em Anápolis, que atende a vários municípios. O compromisso da construção do Hospital Oncológico na cidade será uma referência para Goiás”, disse. O parlamentar ficou contente com o atendimento quase imediato, autorizado pelo secretário, para exames e cirurgias cardiológicas e vasculares.

Presentes na audiência na Secretaria Estadual de Saúde, em Goiânia, além dos deputados estaduais Coronel Adailton (Progressistas) e Amilton Filho (SD), estavam 13 vereadores anapolinos: Leandro Ribeiro (PTB), presidente da Câmara de Vereadores de Anápolis; Elinner Rosa (MDB), 1ª secretária e presidente da Comissão de Saúde, Saneamento e Assistência Social da Câmara; Teles Júnior (PMN), 3º secretário da Mesa; João da Luz (PHS), 4º secretário da Mesa; Deusmar Japão (PSL); Alfredo Landim (PT); Professora Geli Sanches (PT); Pastor Elias Ferreira (PSDB); Américo Ferreira (PSDB); Thaís Souza (PSL); Lélio Alvarenga (PSC); João Feitosa (PTB) e Wederson Lopes (PSC).