Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Karlos Cabral participa de lançamento de Projeto “Educação e Justiça: Lei Maria da Penha na Escola”

06 de Maio de 2019 às 09:27

Sempre preocupado com as questões que envolvem violência contra a mulher, o deputado estadual Karlos Cabral (PDT) participou, na última sexta-feira, 3, do lançamento do Projeto “Educação e Justiça: Lei Maria da Penha na Escola”, em Rio Verde.

O evento aconteceu no auditório do Tribunal do Júri, no Fórum de Rio Verde, por iniciativa do juiz Vitor Umbelino Soares Júnior, titular do Juizado de Violência Doméstica contra a Mulher da comarca de Rio Verde e contou com a presença da Coordenadora Estadual da Mulher em Situação de Violência do TJGO, desembargadora Sandra Regina Teodoro Reis, além de alunos e direção do Colégio Militar de Rio Verde; pró-reitores e acadêmicos da UniRV – Universidade de Rio Verde e da Faculdade Almeida Rodrigues, autoridades políticas de Rio Verde, advogados, juízes, entre outras autoridades do Poder Judiciário.

O projeto visa a abordagem da Lei Maria da Penha na rede de ensino fundamental, quando os gestores e professores de escolas do 6º ao 9º ano do ensino fundamental de Rio Verde passarão por capacitação e treinamento relativo às principais noções sobre Violência Doméstica contra a Mulher e Lei Maria da Penha. Sua finalidade é destacar a atuação da educação como instrumento de prevenção da violência doméstica e familiar, por meio da conscientização de crianças e adolescentes.

Segundo o juiz Vitor Umbelino, o projeto “propiciará debates e discussões sobre questões históricas e culturais relacionadas à violência doméstica e às suas formas de enfrentamento a fim de conscientizar o corpo estudantil quanto à necessidade de prevenção e combate a toda forma de discriminação contra a mulher, trabalhando, ao mesmo tempo, a formação de cidadãos com potencial transformador da realidade social.”

O deputado Karlos Cabral fez parte da mesa diretiva e em seu discurso confirmou seu total apoio ao projeto e disse compartilhar da ideia do juiz Vitor Umbelino, pois também considera a escola o local próprio para a socialização e formação de crianças e adolescentes, onde pode acontecer importantes debates e reflexões em torno de variados temas, principalmente sobre o tema em questão que é a violência contra a mulher.

“O estado de Goiás infelizmente figura no topo do ranking nacional dos estados mais violentos com as mulheres, com um aumento significativo no número de casos de feminicídio, que são assassinatos motivados pela questão de gênero. Medidas como esta são urgentes e necessárias para coibir e zerar esta prática que tanto violenta e mata nossas mulheres”, completou Karlos Cabral.

A partir do lançamento deste projeto em Rio Verde, gestores e professores do município passarão por capacitação e treinamento relativo às principais noções sobre Violência Doméstica contra a Mulher e Lei Maria da Penha. A capacitação será estruturada em seis módulos: Unidade I – Violência contra a mulher no contexto dos Direitos Humanos; Unidade II – Situando o fenômeno da violência contra a mulher; Unidade III – Formas de violência previstas na Lei Maria da Penha; Unidade IV – Medidas protetivas de urgência; Unidade V – Rede de proteção e o papel da Escola; Unidade VI – Lei Maria da Penha e as escolas de Rio Verde.

Segundo a Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar e a Comissão Organizadora do Programa, o projeto lançado em Rio Verde servirá de exemplo para outras unidades judiciárias que também buscarão a sua imediata implementação em todas as comarcas que integram o Poder Judiciário goiano.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.