Organizações de assistência social podem ter isenção de taxas de energia e água, informa Amilton Filho

09 de Maio de 2019 às 10:09

Está aberto edital da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social para o chamamento público de Organizações da Sociedade Civil (OSC) que atuam na assistência a crianças, adolescentes, idosos, deficientes, psicodependentes em recuperação, portadores de hanseníase, câncer e do vírus HIV, além de diversas outras instituições. A informação é do deputado estadual Amilton Filho (Solideriedade), que atua junto ao Governo estadual para o desenvolvimento de ações em benefício destas entidades.

As entidades sem fins lucrativos que prestam serviços em assistência social, hospitais e Santas Casas poderão ficar isentas do pagamento das tarifas de energia elétrica, água tratada e coleta de esgoto. Caso sejam selecionadas, também poderão receber auxílio nutricional por parte do Governo estadual, por meio do fornecimento de pão e leite. Conforme o edital, as instituições interessadas devem enviar suas propostas até o dia 14 de junho. O chamamento vai ao encontro da execução de ações voltadas à assistência social, conforme previsto nas leis estaduais 14.052/2001 e 14.023/2001.

Nesta quarta-feira, 9, após articulação do deputado estadual Amilton Filho e da prefeitura local, o secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Marcos Cabral, esteve em Anápolis para apresentar às organizações interessadas os benefícios previstos no edital de chamamento e incentivar as entidades a enviarem suas propostas. O deputado Amilton Filho, incentivador em Goiás das ações que beneficiem as pessoas mais carentes, exaltou o apoio dado pelo Estado.

“Esta é uma oportunidade de ouro para as entidades de assistência social. O Governo se mostrou sensível às necessidades das organizações e irá manter os benefícios, tão importantes para os mais necessitados. Darei todo o apoio para que as instituições de Anápolis e demais municípios do Estado apresentem suas propostas. Meu gabinete está à disposição para esclarecimentos sobre o edital”, destacou o parlamentar Amilton.

O encontro em Anápolis, que ocorreu no Parque Ipiranga com a presença de aproximadamente 250 pessoas, contou ainda com a participação da primeira-dama municipal, Vivian Naves, da secretária municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho, Emprego e Renda, Eerizania Lobo, representantes de organizações sociais e diversas lideranças municipais e estaduais. Uma equipe do programa Renda Cidadã tirou as dúvidas dos interessados em participar do edital.

A primeira-dama, Vivian Naves, exaltou as parcerias em benefício da população: “A Prefeitura, naturalmente, não consegue alcançar a todos e é por isso que nós fazemos parcerias. Temos avançado muito nas políticas públicas, principalmente quando se fala em repasse de verbas. Sabemos disso e estamos à disposição para melhorar cada vez mais as condições das pessoas em estado de vulnerabilidade social”, acrescentou. Após o encontro com as organizações, o prefeito Roberto Naves recebeu o secretário de Desenvolvimento Social, Marcos Cabral, em seu gabinete.

A secretária municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho, Emprego e Renda, Eerizania Lobo, pontuou as ações municipais em prol dos menos favorecidos. “Aqui o social não é fazer favor, é política pública de direito”, destacou.