CPI da Enel realiza audiência em Rio Verde na segunda-feira

17 de Maio de 2019 às 18:54

Conforme acertado em reunião anterior do colegiado, a Comissão Parlamentar de Inquérito que investiga possíveis irregularidades nos serviços de fornecimento energético no estado, CPI da Enel, realiza, nesta segunda-feira, 20, audiência pública no município de Rio Verde. Com início marcado para às 14 horas, o encontro ocorrerá na Câmara Municipal local. O acordo foi firmado mediante requerimento apresentado pelo deputado Chico KGL (DEM), membro titular da CPI. O presidente da Casa, deputado Lissauer Vieira (PSB), estará presente na reunião.

A audiência em Rio Verde deverá ser presidida pelo próprio autor da proposta, conforme autorização expressa pelo presidente do colegiado, deputado Henrique Arantes (PTB). Ao defender o pleito, KGL apresentou a necessidade de a CPI ouvir demandas, sobretudo dos empresários locais.

“Ali temos um importante polo agrícola, celeiro do agronegócio do estado, que vem sofrendo com esse problema de energia. Ali, também, está a maior bacia leiteira, do Vale do Rio Preto, com capacidade de produção de 15 mil litros/dia e que agora produz cerca de 8 mil apenas. Uma ordenha de 24 horas com gerador fica muito caro. Em função disso, não conseguem atender a demanda”, ilustrou.

Ao longo dessa semana, uma série de convites foi enviada a representantes dos segmentos mencionados.

O encontro em Rio Verde será, então, a segunda reunião itinerante da CPI. A primeira ocorreu na Câmara Municipal de Anápolis, no dia 17 de abril, e também teve o caráter de audiência pública.

Próximas oitivas

Nesta semana o colegiado ouviu e interrogou o ex-governador José Eliton (PSDB). A oitiva ocorreu na última terça-feira, 14.

Além da audiência em Rio Verde, também na semana que vem a CPI irá coletar, na quinta-feira, 23, o depoimento do diretor jurídico da Enel Brasil, Antônio Basílio Pires Albuquerque. E, na próxima, no dia 30, será a vez do presidente geral da empresa, Nicola Cotugno, prestar seus depoimentos ao colegiado.

Tratam-se estas de convocações defendidas pelo relator da comissão, deputado Cairo Salim (PROS), em razão do fato de ambos terem se envolvido com as negociações que culminaram na venda da Celg.

A CPI

A CPI da Enel foi instalada no dia 28 de fevereiro, na Alego. Seu objetivo é investigar supostas irregularidades na privatização da Companhia Energética de Goiás (Celg), além da qualidade dos serviços prestados pela sua sucessora, a companhia italiana em Goiás.

Antes dela, em 2009, outra CPI já havia sido instaurada, nesta Casa de Leis, para apurar questões relacionadas ao então endividamento da Celg. Os trabalhos foram presididos, na ocasião, pelo deputado Helio de Sousa, que na época pertencia ao quadro do Democratas e, hoje, integra o PSDB.

Além dos parlamentares citados, a CPI da Enel conta ainda com os deputados Diego Sorgatto (PSDB), na vice-presidência, e Alysson Lima (PRB), que também está entre os titulares do colegiado. Já na suplência estão Rafael Gouveia (DC), Delegado Eduardo Prado (PV), Amilton Filho (SD), Antônio Gomide (PT) e Gustavo Sebba (PSDB).