Ícone alego digital Ícone alego digital

Coordenador enfatiza programas que atendem os jovens em Goiás

17 de Maio de 2019 às 10:00

De iniciativa da deputada Delegada Adriana Accorsi (PT)a sessão especial desta sexta-feira, 17, homenageia profissionais que colaboram no combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. Ao subir à tribuna do Plenário Getulino Artiagao coordenador do Fórum Goiano de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, Joseleno Vieira dos Santos, iniciou seu discurso fazendo uma retrospectiva dos 25 anos do Fórum e explicando que através desta história, criada ao longos dos anos, que foi possível retirar os nomes que hoje estão sendo homenageados. 

"São pessoas que ao longo de todos estes anos vêm segurando esta luta nossa. O primeiro trabalho de atendimento à vítima de violência sexual em Goiânia foi no Secon, dentro de um programa da senadora Lúcia Vânia, e a partir dali começamos, com a participação de inúmeras pessoas, a articular um programa de atendimento à vítima de violência sexual", rememorou. 

Joseleno fez uma abordagem também sobre o Programa Sentinela de assistência social governamental voltado ao atendimento de crianças e adolescentes vítimas de violência, intra ou extrafamiliar, nas seguintes modalidades: sexual, física, psicológica e por negligência, sendo o abuso sexual o mais notificado, e disse que é preciso avançar. "Temos que pensar o impacto que o enfrentamento de violência sexual de crianças e adolescentes no Estado de Goiás têm apresentado e buscar novos processos de articulação da luta de enfrentamento à este tipo de violência pelos próximos anos", apontou. 

O coordenador disse que é preciso garantir o atendimento às vítimas e oferecer resolutividade. "Temos um desafio muito grande ainda, que é pensar na responsabilização dos autores de violência sexual. Como garantir amplo direito à defesa e ao mesmo tempo não oferecer impunidade?", questionou. 

Ao finalizar seu discurso Joseleno destacou que é preciso também garantir a proteção integral de crianças e adolescentes, inclusive entendendo que elas possuem direitos sexuais. “Esses direitos precisam ser reconhecidos protegidos, a partir, inclusive de um processo de prevenção junto às escolas”, finalizou. 

O evento tem lugar no Plenário do Palácio Alfredo Nasser. 

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.