Lúcia Vânia salienta a importância da reflexão no combate à violência contra crianças

17 de Maio de 2019 às 10:30

A ex-senadora Lúcia Vânia, durante seu pronunciamento na sessão solene em homenagem ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual das Crianças e Adolescentes, salienta a importância do momento para a reflexão do compromisso como o futuro das crianças e jovens brasileiros. A data é comemorada no dia 18 de maio em todo o país.

Lúcia Vânia aponta o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) como marco legal. “Por que temos o maior marco legal e índices vergonhosos?”, questiona a ex-senadora.

De acordo com Lúcia Vânia, o que falta é continuidade às políticas públicas, e cita programas que foram implementados no passado e esquecidos. “Programas como o Sentinela são fundamentais para despertar a sociedade para a vigilância de crianças e adolescentes. Para alertar e orientar para sintomas de abusos”, afirma.

Criadora do programa de erradicação do trabalho infantil, Lúcia Vânia relembra que chegou a apresentá-lo no Parlamento italiano. “Hoje, o programa foi absorvido e não se fala mais nisso”, lamenta.

Um outro ponto apontado por Lúcia Vânia é a necessidade da formação de uma rede de proteção para as crianças, adolescentes e jovens. “O ponto central desta rede está na educação. É na escola que a violência sofrida é manifestada. É na escola que (a criança) demonstra os primeiros sinais da sua dor. A professora tem a oportunidade de sentir os primeiros sinais do abuso”, salienta.

A ex-senadora aponta ainda para a importância de se mobilizar policiais, taxistas e trabalhadores do setor hoteleiro no fortalecimento de rede de proteção às crianças, jovens e adolescentes.

Traço cultural

Lúcia Vânia relembra ainda que, em parte, os abusos são herança de um traço cultural carregado pelo povo brasileiro. “A submissão da mulher desde a época escravagista ainda é evidente”, explica. Para ilustrar, relembrou fatos dos quilombolas da cidade de Cavalcante. Em visitas de trabalho ao local, em uma festa, pôde presenciar um pai oferecer uma de suas filhas a um dos assessores de Lúcia Vânia.

A ex-senadora complementa a importância da educação para mudar tal realidade. Durante o tempo em que esteve no Senado, afirma ter dedicado seu mandato a trabalhar pela educação, que é, diz, a grande preocupação no nosso país.  Lúcia Vânia relembra ainda que se empenhou pelo avanço de projetos como o Plano Nacional de Educação, a Base nacional Comum Curricular. “A escola tem que ser uma só”, defende. Ela pontuou a importância das creches, nos Cmeis, Escolas de Tempo Integral: “São locais que oferecem oportunidade para os jovens terem acesso à música”.

“O desafio é grande, não apenas em nós, mas fundamentalmente nesse grito de alerta que a sociedade precisa dar”, frisa.

A sessão especial tem lugar no Plenário Getulino Artiaga da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) na manhã de hoje. A homenagem é uma proposta da deputada estadual Delegada Adriana Accorsi (PT).