Encontro agiliza Projeto Alego Ativa

20 de Maio de 2019 às 06:55
Crédito: Foto Y. Maeda
Encontro agiliza Projeto Alego Ativa
Presidente Lissauer Vieira recebe prefeito Edmar e vereador Diego Smith de Acreúna
Presidente da Alego, deputado Lissauer Vieira recebeu na sexta-feira, 17, o prefeito de Acreúna, Edmar Neto, para tratar da primeira edição do Programa Alego Ativa. O município será o primeiro contemplado.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Lissauer Vieira (PSB), recebeu o prefeito de Acreúna, Edmar Neto (PSDB), juntamente com o presidente da Câmara Municipal daquela cidade, Diego Smith (PTC), para debater o Programa Alego Ativa. O município será o primeiro contemplado pelo programa. O encontro ocorreu na sexta-feira, 17, na sala da presidência do Poder Legislativo goiano.

Lissauer explicou que o projeto foi ampliado para essa Legislatura. “Estamos entusiasmados com a Alego Ativa, nosso Intercâmaras. Conseguimos fazer uma ampliação grande, buscando parceiros para fazer atendimentos aos cidadãos. A reunião de hoje é para acertar os últimos detalhes do evento que vai ocorrer em Acreúna”, explica.

“O projeto é a Assembleia Legislativa, através do Poder Legislativo, chegando mais próximo da população do estado de Goiás, mostrando a realidade do Poder e indo até as cidades para conhecer suas necessidades. A intenção é ouvir a população e trazer essa discussão até o Parlamento para poder melhorar nosso estado”, destacou o presidente da Casa.

Também entusiasmado, o prefeito Edmar Neto convidou a população da cidade e também do município vizinho, Arantina, para estar presente no evento, nos dias 30 e 31 de maio. “É importante porque aproxima a população do Poder Legislativo e entrega um atendimento de boa qualidade. Agradeço todos os parceiros do programa. Estou muito feliz por Acreúna ser o primeiro município a ser beneficiado”, disse.

A Câmara Municipal da cidade sediará o evento, e o presidente do Poder, vereador Diego Smith (PTC), destacou que as pessoas já estão se mobilizando, procurando saber como funciona o projeto. “É praticamente uma câmara itinerante que vai levar vários benefícios às comunidades e atender as demandas do nosso banco de dados.”

O diretor de Assuntos Institucionais da Alego, Simeyzon Silveira, responsável pela coordenação do programa, também esteve presente na reunião intermediando o debate.

Cooperação técnica

Lissauer Vieira firmou, nessa quinta-feira, 16, um termo de cooperação técnica com a Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg) para viabilizar a realização do Programa Alego Ativa e cursos para capacitação dos servidores do Parlamento. O documento foi assinado pelo presidente da Alego e pelo presidente da Fieg, ex-deputado Sandro Mabel.

O termo de cooperação técnica viabiliza a participação da Fieg e das entidades ligadas à indústria, como Sesi, Senai e IEL, no Alego Ativa – programa de apoio, desenvolvimento e integração do Poder Legislativo com os municípios goianos. O objetivo é promover a capacitação e o aperfeiçoamento dos poderes e comunidade dos municípios goianos, promovendo uma melhor qualidade das relações e prestação de serviços aos munícipes. O programa tem ainda o objetivo de interiorizar as ações e atividades desenvolvidas pela Assembleia Legislativa em todo o estado.

O documento indica que a Fieg e as entidades do Sistema S atuarão na estrutura móvel do programa e deverão oferecer treinamento, palestras e qualificação, incluindo cursos do Programa de Capacitação de Servidores. A coordenação da parceria será de responsabilidade da Diretoria de Assuntos Institucionais. O termo de cooperação terá vigência de 60 dias a partir da data de assinatura, podendo ser prorrogado por igual período.

Alego Ativa

O programa atua escolhendo uma cidade-sede que receberá o evento e mobiliza as câmaras municipais, prefeituras e comunidades locais na microrregião de sede. Realiza palestras relacionadas a temas de interesse público e elabora cursos de treinamento e qualificação para os agentes públicos locais, promovendo a integração entre os poderes, lideranças locais e comunidade por meio de projetos educativos, técnicos e científicos, que incluem seminários, palestras, cursos e debates. Um dos grandes diferenciais deste programa é a associação do Parlamento com as instituições parceiras que promovem durante o evento atendimentos em áreas essenciais como saúde, jurídico, qualificação, cultura, entretenimento dentre outros.

O Alego Ativa/Intercâmaras já possui parcerias institucionais com algumas entidades, como a Ordem dos Advogados do Brasil-Seção Goiás (OAB-GO), Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO), Tribunal de Contas do Estado (TCE), Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), Defensoria Pública (DP-GO) Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Fecomércio, Sesc, Senac, Sebrae, Uvego e Unievangélica.

O Alego Ativa é uma ampliação do programa Intercâmaras, idealizado na gestão 2007/2008, então presidida pelo deputado Jardel Sebba, e implantado na gestão do deputado Helder Valin. Percorreu dezenas de municípios atendendo milhares de pessoas em todas as regiões doeEstado de Goiás. Ampliado em 2019 na gestão do deputado Lissauer Vieira, o programa buscou novas parcerias que possibilitaram a ampliação dos atendimentos, aumento do número de cursos oferecidos e avançou em atendimentos essenciais para as comunidades locais.