Karlos Cabral defende proposta de criação de Cadastro de Pessoas Desaparecidas

17 de Maio de 2019 às 15:42

O deputado estadual Karlos Cabral (PDT), autor do projeto de lei 1191/2019, em tramitação na Assembleia Legislativa, participou na manhã desta sexta-feira, 17, da abertura de um curso de capacitação do Programa de Localização e Identificação de Desaparecidos (Plid), promovido pelo Ministério Público do Estado de Goiás.

Na ocasião, Karlos Cabral apresentou aos participantes, o projeto de sua autoria que altera a lei do Sistema Estadual de Comunicação e Cadastro de Pessoas Desaparecidas. Pela iniciativa do deputado, o Sistema será composto por três bancos de informações públicas e não públicas. O primeiro deles, por exemplo, poderá conter informações genéticas de pessoas desaparecidas e de familiares que procuram por seus entes desaparecidos.

“O objetivo do projeto é aprimorar as buscas e localização de pessoas desaparecidas em Goiás, e que o Sistema utilize todos os mecanismos de investigação disponíveis com as inovações tecnológicas”, justificou Karlos Cabral.

O projeto foi aprovado na Comissão de Constituição, Justiça e Redação e agora segue para aprovação em plenário.

O Plid

O Plid é um programa que tem como objetivo a localização e identificação de pessoas desaparecidas, vítimas de crimes ou não, por meio da coleta de informações, registro em banco de dados e promoção de ações integradas que fomentem a melhoria na busca e identificação de pessoas desaparecidas. Em Goiás, ele foi criado em agosto do ano passado, em adesão do Ministério Público de Goiás ao Sistema Nacional de Localização e Identificação de Desaparecidos. Naquele mesmo mês, o MP-GO firmou termo de cooperação técnica com a Secretaria de Segurança Pública do Estado e o Tribunal de Justiça para a implementação do Plid, a partir de ações conjuntas e coordenadas, e adoção de procedimentos para garantir a efetividade das investigações relativas aos casos de desaparecimentos de pessoas no Estado.

(Com informações da Assessoria de Comunicação do MPGO