Ir para o conteúdo principal
ALEGO

A- A+

“Poder Executivo parece ainda não ter entendido a importância da educação”, afirma Thiago Albernaz em Caldas Novas

Deputado estadual participou de seminário sobre ensino inclusivo, durante extensa agenda no município, nesta sexta-feira, com inauguração de obras, visitas a áreas de recapeamento asfáltico e projeto de recolhimento de resíduos recicláveis

O deputado estadual Thiago Albernaz (SD) demonstrou preocupação com o futuro da educação básica, em Goiás, com os cortes nos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), anunciados pelo governo federal neste mês, e se comprometeu a articular uma agenda de debates que levem as demandas para a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) e Congresso Nacional.  

“Tenho a convicção que a educação é a mola propulsora da sociedade, sei o quanto é importante o poder público atuar para levar uma boa educação a todos e melhores condições de trabalho. E o Poder Executivo parece ainda não ter entendido a importância da educação, principalmente, da educação básica. Ele não tem compreendido as dificuldades que as instituições passam, os desafios dos professores em formar cidadãos”, disse Albernaz, em palestra sobre ensino inclusivo na manhã desta sexta-feira (17), no município de Caldas Novas, no Sudoeste goiano.

 “Fico abismado com as notícias das últimas duas semanas, com a retirada dos recursos, a educação é a mola propulsora da sociedade. Ela é a mola propulsora do País. É necessário que o poder público e gestores entendam a importância da educação básica. O Poder Público precisa se preocupar com a formação do cidadão, do ambiente escolar, vocês [professores] convivem com isso diariamente e sabem que muito mais do que transmitir conhecimento, do que uma didática. É preciso melhorar nossos ambientes escolares”, salientou o deputado estadual.

Questionado por professores, Albernaz se comprometeu a articular uma agenda com profissionais do ensino público com a Secretaria Estadual de Educação, bem como congressistas e representantes do Ministério da Educação (MEC). Além dos cortes nos recursos, foram apresentadas propostas relacionadas às pautas inclusas, uma das bandeiras de Albernaz.

“Esse é o meu primeiro mandato e eu tive a felicidade e a responsabilidade de levar as pautas inclusivas e as demandas de Caldas Novas para o debate na Assembleia. Além disso, o que depender de mim para a priorização da Educação e de pautas inclusivas, podem ter certeza que não medirei esforços porque tenho a consciência que não se tratam de gastos, são investimentos”, assegurou Albernaz durante a palestra.

Seminário Integrado

 O II Seminário integrado foi realizado nesta quinta e sexta, no Centro de Convenções do Terminal Rodoviário, com a participação de especialistas nas áreas do direto e educação que apresentam propostas para uma educação de competência inclusiva. O evento voltado para professores, profissionais da Saúde e Ação Social reuniu, nesta sexta-feira, 850 pessoas, que acompanharam a palestra de Thiago Albernaz.

O evento que é coordenado pelo Núcleo Municipal de Educação Multidisciplinar e tem como tema “A Escolarização dos alunos com transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades”. A iniciativa é da Secretaria de Educação de Caldas Novas que, segundo a secretária Eliane Teixeira, busca a formação dos profissionais voltadas para a inclusão.  

Agenda em Caldas

 O deputado chegou ao município do Sudoeste goiano por volta das 6 horas desta sexta-feira para se reunir com o prefeito Evandro Magal (PP) e secretários municipais. Em seguida, participou de inauguração de obras no município.

Segundo Evandro Magal, Albernaz se tornou o representante de Caldas Novas na Assembleia Legislativa e tem trabalhado para levar melhorias para a região. “Thiago é hoje a voz de Caldas Novas, adotou nossa cidade e tem lutado por todos nós, pela nossa Educação, pela Saúde, já andou comigo e nossos secretários em tudo quanto é lugar. No momento de crise na Segurança Pública, ele foi na casa do governador Ronaldo Caiado à 1h30, acordou o governador e colocou ele na linha comigo para falar sobre o aumento no número de homicídios. E a segurança melhorou muito desde então, graças ao trabalho desse jovem”, destacou o prefeito.  

“Além de agradecê-lo, tenho que parabeniza-lo pela sua atuação, pelo que tem feito por nossa cidade”, completou.

No fim da manhã, Thiago esteve no povoado de Nossa Senhora de Fátima para acompanhar serviços de recapeamento asfáltico. Seguiu para o seminário, durante à tarde conheceu projeto de recolhimento de resíduos desenvolvido pelo município, principalmente eletrônicos, e conheceu profissionais que esclareceram a importância do Dia Mundial da Reciclagem, comemorado nesta sexta.  

Assembleia em Tempo Real

14/06/2019

19:32 - Encerramento das atividades

18:40 - Casa de Vidro pronta para sediar sessão especial itinerante da Alego na noite de hoje

17:39 - Politizar: com 14 projetos deliberados, segunda sessão plenária é encerrada

17:21 - Politizar: aprovado em primeira fase projeto que dispões sobre a criação de distritos microempresariais

17:12 - Politizar: aprovado em primeira fase projeto que altera lei sobre OS no Estado

16:28 - Politizar: nove parlamentares fazem uso da tribuna no Pequeno Expediente

15:46 - Politizar 2019: segunda sessão plenária é reaberta e 14 novos projetos são inclusos na pauta

15:27 - Politizar: Mesa Diretora recebe treze projetos de deputados

14:06 - Politizar: segunda sessão ordinária é suspensa e reunião ordinária da CCJ é convocada

13:43 - Politizar: segunda sessão plenária é aberta

13:33 - Politizar: CCJ delibera 14 projetos na tarde desta sexta-feira

13:28 - Politizar: Comissões temáticas discutem pautas diversas no final desta manhã

12:33 - Alego faz sessão especial na noite desta 6ª-feira, 14, para conceder titulo de cidadania

11:54 - Karlos Cabral declarou encerrada audiência que tratou sobre a LDO em Simolândia

11:06 - Politizar: Representantes visitam Escola do Legislativo

11:01 - Politizar: CCJ aprova dois projetos

10:28 - Politizar: Comissão de Minas Energia realiza terceira reunião

10:22 - CPI da Enel inicia audiência em Morrinhos

10:16 - Aberto debate sobre LDO em Simolândia

10:10 - Polititzar: Comissão de Direitos Humanos delibera sobre dois requerimentos

09:53 - Politizar: Comissão de Educação, Cultura e Esporte discute temas pertinentes a comissão

09:41 - Audiência pública vai discutir os fatores motivadores da violência escolar

09:00 - Karlos Cabral abre audiência pública sobre a LDO, às 9h30, na Câmara de Simolândia

08:51 - Politizar: CCJ tem sete projetos devolvidos

Assembleia Legislativa do Estado de Goiás - Palácio Alfredo Nasser - Alameda dos Buritis, 231.
Setor Oeste - CEP: 74115-900 - Tel: (62) 3221-3000. CNPJ: 02.474.419/0001-00.

Carregando...