Curso de Sistema de Gerenciamento de Processos e Documentos é ministrado na Escola do Legislativo

20 de Maio de 2019 às 13:55

A Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) realizou nessa segunda-feira, 20, o curso (treinamento) de Sistema de Gerenciamento de Processos e Documentos (SGPD). A atividade foi direcionada aos servidores efetivos, comissionados e estagiários da Alego e credenciaram-se ao curso 20 servidores. Foram ministradas duas turmas com 10 alunos, com aulas de 8h00 às 9h30 e 10h00 às 11h30.

O professor que ministrou as aulas, Heber Valdo Nogueira, é graduado em Engenharia da Computação com ênfase em Matemática Computacional pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC) e Mestre em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Goiás (UFG) com foco em seleção de variáveis. Nogueira tem experiência nas subáreas de reconhecimento de Padrões, Análise Multivariada, Processamento Digital de Imagens e Sistemas de Posicionamento GNSS. Atualmente é líder de Business Intelligence (BI) na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), onde tem desenvolvido projetos de Data Warehouse, BI e Digital Workplace.

O professor se mostrou animado com o curso. ‘‘Eu acredito que seja requisito básico para todo mundo que trabalhe aqui e desenvolver um bom trabalho, conhecer a parte dos sistemas’’, destacou Heber.

A assessora parlamentar Darlem Cardoso, afirmou que gostou muito das aulas ministradas. ‘‘O conteúdo vai me ajudar bastante no meu trabalho no dia a dia. É um conhecimento básico que precisamos ter para conseguir trabalhar de forma correta em nossas funções. Nota 10!’’, afirmou.

Conteúdo

O assunto programático abordado no curso foi: Acessando (logando) o sistema; Busca de processos; Criando processos; Processos a receber; Processos enviados e não recebidos; Processos vinculados à lotação; Processos pessoais; Processos encaminhados; Processos não autuados; Processos favoritos; Processos publicados esta semana; Documentos a assinar; Minhas tarefas; Criar remessa; Importar processo; Exibindo e controlando processos; Pesquisa de processos externos; Processos arquivados; Minhas remessas; e Esclarecimento de dúvidas.

A chefe de Seção Pedagógica da Escola, Katiane Souza Almeida, comentou que o curso permitiu que os alunos conhecessem esse sistema e se tornem aptos a operá-lo, naquilo que compete ao processo administrativo e legislativo, com praticidade e segurança.

O SGPD foi desenvolvido pela Assembleia Legislativa com o objetivo de agilizar a tramitação de processos de forma digital e segura, colaborando para maior transparência e celeridade processual. Foi instituído como meio oficial de registro, tramitação, acompanhamento e controle de processos e documentos da Casa.

As aulas foram ministradas no Laboratório de Informática da Escola do Legislativo.