Projeto de Diego Sorgatto cria o 1º Batalhão de Ações Especiais de Polícia

21 de Maio de 2019 às 10:39

O deputado Diego Sorgatto (PSDB) apresentou um projeto de lei que cria o 1º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (1º BAEP), no âmbito da Polícia Militar do Estado de Goiás. O 1º BAEP terá sua sede na cidade de Luziânia, no Estado de Goiás, e terá atuação em todos os municípios goianos que compõe a Rede Integrada de Desenvolvimento do Entorno do Distrito Federal (RIDE).

Em sua composição, o Batalhão de Ações Especiais de Polícia disporá de policiamento especializado, nas seguintes modalidades: Patrulhamento Tático Urbano, Policiamento de Choque, Policiamento Montado, Policiamento Aéreo, Policiamento com Motocicletas, Policiamento com Cães e Policiamento de Operações Especiais.

Integrarão o batalhão, os efetivos PM’s, equipamentos e viaturas, já existentes da 33ª Companhia Independente de Policiamento de Choque, atualmente sediada em Valparaíso, da 4ª Companhia de ROTAM – BPMROTAM/CPC –, atualmente sediada na cidade de Luziânia e de todos os Grupos de Patrulhamento Tático pertencentes ao 5º Comando Regional da Polícia Militar do Estado de Goiás.

"A cidade de Luziânia se faz necessária como sede, por razão de alguns aspectos quais sejam a relevância estrutural do município, o volume habitacional, volume de ocorrências registradas e, em especial, pelo fator geográfico privilegiado, o que contribui para o atendimento das demandas de toda região, com maior celeridade nas respostas repressivas, bem como nos deslocamentos operacionais ordinários da tropa em questão", ressaltou Sorgatto.

O 1º BAEP passará a dispor em seu conjunto de atuações as atividades de execução e de aplicação de suas missões, a seguinte temática, sendo estes responsáveis, pela execução de ações táticas de polícia ostensiva; ações de preservação e manutenção da ordem pública; ações de controle de distúrbios civis; ações de policiamento com cães; ações de policiamento montado; ações policiais envolvendo reféns; ações envolvendo artefatos explosivos; ações policiais com motocicletas e ações de rádio patrulhamento aéreo.