Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
CCJ aprova projeto que valoriza jogos eletrônicos em Goiás

21 de Maio de 2019 às 16:38

Membros da Comissão de Constituição, Justiça e Redução (CCJ) da Assembleia Legislativa de Goiás aprovaram, nesta terça-feira, 21, o parecer favorável do deputado Helo de Sousa (PSDB) ao projeto de nº 1707/2019, que regulamenta os jogos virtuais como prática desportiva no Estado. Autor da proposta, deputado Henrique Arantes (PTB) comemorou o feito, o qual considerou ser um grande salto para valorização da atividade no Estado.

“É uma prática que merece reconhecimento, assim como o xadrez. Temos em Goiás um segmento que movimenta inúmeros investimentos e até hoje ainda era considerado apenas como passatempo. Mas os e-sports há muito já não é somente isso. Competições de jogos virtuais, em outros países, geram premiações milionárias. Um campeonato, por exemplo, premiou a equipe vencedora com US$ 22,5 milhões”, enfatizou Arantes.

Para o parlamentar, o fundamental para o crescimento dos jogos eletrônicos em Goiás é permitir o fomento por meio de incentivos e até mesmo patrocínios e financiamentos públicos. Ele citou que o mercado está crescendo e atrai grandes investidores como o ex-jogador Ronaldo Fenômeno. Além disso, o deputado Henrique Arantes acredita na necessidade de se formar confederações, associações desportivas que possam difundir a atividade em competições regionais, nacionais e internacionais.

O propositor considera ainda que Goiás não pode ficar para trás em relação ao mundo globalizado. “Essa é mais uma oportunidade de inserirmos nossos competidores no mercado internacional. Hoje em dia, existem times que contratam e brigam por jogadores de outros times. É um esporte que promove interatividade entre os praticantes. Seja na internet ou fora dela, os jogos eletrônicos incentivam trabalho em equipe e estimulam o raciocínio lógico entre crianças, jovens e adultos”, pontuou Henrique Arantes.

Com a aprovação na CCJ, o projeto seguirá para o plenário a fim de nova deliberação e então será encaminhado para avaliações nas comissões temáticas referentes ao teor de sua propositura. No fim, caberá ao governo estadual sancionar a matéria. Se aprovada, começará a valer na data de sua publicação.

 

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.